- Getty Images
Saúde

Pets: Como identificar doenças silenciosas

Cães e gatos podem ter doenças que não são fáceis de identificar. Saiba como descobrir se há algo errado

Lucas Vasconcellos Publicado em 11/01/2020, às 11h00

Cães e gatos podem desenvolver problemas de visão em qualquer fase da vida. Não é tão simples saber se eles não estão enxergando bem. Mas é importante ficar atento a alguns sinais: o pet pode começar a esbarrar, com frequência, em objetos pela casa; os olhos podem ficar vermelhos, opacos (sem brilho) ou lacrimejando.

Audição

Você chama, chama, chama... E o pet não atende! Talvez ele não esteja escutando bem. Outros hábitos esquisitos também podem indicar surdez, como: ficar sempre balançando a cabeça; não reagir a barulho algum; coçar a orelha e soltar um forte cheiro nessa região.

Sujeira diferente

Reparou que a textura do cocô ou a cor do xixi do seu bicho de estimação está ficando diferente com frequência? É hora de procurar um médico veterinário! Esses são sintomas de algumas doenças, como verminose, problemas no sistema digestivo ou nos rins.

Muitos pelos

É normal que gatos e cães soltem pelos – e engulam parte disso quando se lambem (os pelos saem do corpo deles por meio do cocô ou de vômito). Mas o perigo está nas raças mais peludas, que tendem a liberar ainda mais pelos, engolindo uma quantidade maior. Isso pode formar bolas de pelo dentro do corpo – algo bem comt

Tristeza

Parece que seu pet anda triste? Talvez ele esteja incomodado com algo (como o calor), estressado ou doente. Tente animá-lo com brincadeiras e saindo para passear. Se a situação não mudar, o melhor é procurar um médico veterinário!

 

Consultoria: Amanda Cologneze (veterinária do laboratório Mundo Animal).

saúde Pets cão cachorro gato comportamento doenças problemas olh identificação silenciosas

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente