- Getty Images
Comportamento

Entenda como adaptar o gato ou cachorro a um novo pet

Quer adotar mais um cão ou gato e não sabe como seu pet vai reagir? Veja como tornar a adaptação mais fácil

Letícia Yazbek Publicado em 25/05/2020, às 11h00 - Atualizado em 29/01/2022, às 09h00

É importante conhecer o temperamento do seu pet antes de levar outro animal para casa. Se ele é sociável e gosta de brincar, a adaptação será mais fácil. A idade também influencia: animais mais velhos estão mais acostumados com o próprio ambiente e podem tornar a adaptação mais trabalhosa.

As fêmeas, tanto de gatos quanto de cachorros, são mais receptivas com os novos animais. Se já tiver um macho em casa e quiser levar outro, o ideal é que eles sejam castrados. A chance de o macho se dar bem com uma fêmea castrada é maior. Se a fêmea estiver com filhotes, seja cadela ou gata, não é o melhor momento para receber outro novo morador na residência!

Fique atento a todos os sinais e esteja sempre por perto para evitar brigas e confusões. Caso sinta necessidade, procure ajuda de um veterinário ou especialista em comportamento animal. O profissional pode analisar de perto os animais e dar melhores dicas para o seu caso.

Relação canina

Se você já tem um cachorro e quer adotar outro, o primeiro passo é preparar o ambiente para o antigo morador. Brinquedos e objetos que tenham o cheiro do filhote podem ajudar o pet a se acostumar com o odor de outro bicho. Outra ideia é fazer a apresentação em um ambiente neutro e passear com os dois antes de colocá-los na mesma casa. Uma boa dica é brincar com o mais velho no ambiente em que o novato está — assim, ele cria uma lembrança positiva da presença do filhote. Deixe que os dois se cheirem e se conheçam melhor, mas fique sempre por perto para evitar brigas.

Entre gatos

Com dois gatos, a apresentação deve ser feita ao poucos, para acostumar o antigo morador à ideia de dividir o território com outro animal. O novato deve ter um aposento só para ele por alguns dias, com todos os objetos de que precisa: caixa de areia, potinhos de água e comida, cama e arranhador. Depois, troque objetos dos dois gatos, como cobertores e tigelas, para que eles se conheçam pelo olfato antes de entrarem em contato. Em seguida, troque os dois animais de aposento e deixe que os dois se vejam de longe. Aos poucos, permita que eles compartilhem momentos, como a hora da refeição. Dê atenção especial ao primogênito e procure manter a rotina dele o mais próxima possível do que era antes da chegada do novo bicho.

Inimigos?

Quando chega um cãozinho em casa, a primeira reação do gato é se esconder! Por isso, é importante que ele tenha lugares para se isolar e ficar enquanto não se familiariza com o cachorro. Respeite o tempo do gato e espere que a curiosidade o leve até o recém-chegado. Mas se você já tem um cachorro e decidiu adotar um gatinho, é importante manter os dois animais separados durante o período de adaptação. Isso faz com que o cão sinta o cheiro do gatinho e se acostume com sua presença. Quando for apresentá-los pela primeira vez, leve brinquedinhos e petiscos para facilitar a aproximação. Apesar de serem bem diferentes, cães e gatos podem se dar muito bem!

Olha o passarinho!

Ter um gato filhote desde cedo em contato com o pássaro é a maneira mais fácil de fazê-lo entender que o bichinho é um companheiro. Mantenha o pássaro fora da gaiola por um tempo e deixe que o gatinho se aproxime. Se o passarinho ficar sempre em outro cômodo ou preso na gaiola, o gato pode ficar curioso e tentar pular na gaiola para ver o que é. Se o gato é mais velho e o passarinho é o novo morador, o cuidado deve ser ainda maior. Tente acostumar o bichano com a presença do pássaro, mas esteja sempre por perto! A adaptação entre cachorro e passarinho é mais fácil, mas também requer atenção, principalmente se o cão for mais agitado ou agressivo.

animais Pets cão cachorro gato comportamento novo pássaro temperamento sociável estimação

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente