Cena da animação A Vida Secreta dos Bichos - Divulgação/Universal Pictures
Comportamento

Como lidar com o pet ciumento?

Muitos pets não deixam outras pessoas ou bichos se aproximarem do dono e agem de forma possessiva quando isso acontece

Letícia Yazbek Publicado em 09/09/2020, às 18h19 - Atualizado em 29/01/2022, às 08h00

O ciúme surge quando o cão ou o gato sente que perde atenção, comida ou brinquedos quando há uma pessoa ou animal diferente por perto. A presença do estranho é vista como um tipo de ameaça. Aí, o pet tenta separar o dono dos recém-chegados. Morder, latir, miar, pular, subir nos móveis e destruir objetos denunciam o comportamento inadequado e a tentativa de chamar a atenção.

Com a sua ajuda

Apesar de o ciúme ser uma reação natural do animal, é importante não ver a atitude como demonstração de carinho. Quando isso acontecer, não dê atenção ao bicho – evite gritar e brigar. A punição pode ter efeito negativo: o pet aprende que a aproximação do estranho é prejudicial, pois perde a atenção do dono e ainda leva uma bronca!

Momento legal

Recompense o pet quando ele não demonstrar atitudes ciumentas na presença de outras pessoas ou animais. Assim, o bicho associará o estranho com um momento de atenção do dono. Outra dica é ter um local próprio para o pet ficar quando ele estiver sozinho em casa. Solto, ele pode ter a impressão de que é o dono do território.

Brinque com os dois

Se o seu bicho fica com ciúme quando há outro animal por perto, dê atenção aos dois ao mesmo tempo, fazendo com que brinquem juntos. Assim, você evita a sensação de perda.

Desde cedo

Tem um filhote em casa? Imponha limites para que ele respeite você desde cedo. Mostre que quem manda na casa é você – assim, ele vai crescer sabendo o que é permitido fazer.

Não deu certo?

Se achar que seu pet não está respondendo bem às dicas, uma boa ideia é procurar um especialista em comportamento e adestramento.


Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário), Jonas Byk (biólogo especialista em comportamento animal) e Walter M. Ferreira (professor da Escola de Veterinária da UFMG).

animais Pets cão cachorro gato comportamento dicas agressivo ameaça reação ciúmes dono atenção

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente