Saiba como tratar o pet com carrapato - Pixabay
Saúde

Carrapatos: Como prevenir e tratar o seu cão?

Veja como o carrapato pode prejudicar seu bicho e aprenda a livrar-se desse problema

Letícia Yazbek Publicado em 05/04/2020, às 16h00

O carrapato é um parasita que se alimenta do sangue do animal. É um ser minúsculo, entre 1,25 milímetro e 1,2 centímetro de diâmetro, vive no solo, sempre à procura de um hospedeiro.

Quando encontra uma vítima, o carrapato anda pelo corpo do animal até encontrar um local onde não pode ser arrancado com facilidade. Depois, coloca o aparelho sugador na pele e se alimenta do sangue do animal. O carrapato pode ficar grudado na pele durante horas, até terminar de se alimentar!

Um cãozinho com carrapato pode ter coceira, febre, falta de apetite, cansaço, desânimo e gengivas pálidas. O parasita costuma causar anemia e doenças que destroem os glóbulos brancos e vermelhos, afetando o organismo do cão. Por isso, se seu cão for ativo e começa a ficar mais tempo deitado e sem vontade de brincar, leve-o ao veterinário.

Se você encontrar um carrapato no corpo do seu pet, não o retire com a mão. Isso pode fazer com que alguma parte do parasita fique presa no animal e causar infecções. O ideal é aplicar algumas gotas de vaselina no local e esfregar com cuidado, até que o bicho saia.

Outra opção é utilizar uma pinça própria para isso (encontrada em pet shops) ­-­ segure o carrapato bem perto da pele e puxe até ele se soltar. Existem produtos que acabam de vez com o problema, mas eles devem ser indicados por um veterinário, pois costumam ser tóxicos e exigem cuidados.

Para evitar o surgimento de carrapatos, é importante manter o local onde seu pet costuma ficar sempre limpo – assim, a visualização dos carrapatos e o tratamento ficam mais fáceis. Também há produtos carrapaticidas, utilizados no corpo do animal e no ambiente em que vive, que afastam os parasitas.

Os carrapatos costumam aparecer mais em cães, nas regiões do pescoço, orelhas e entre o corpo e as pernas. Isso porque os cães ficam mais tempo fora de casa, expostos aos parasitas. Mas os carrapatos podem se hospedar no corpo de outros animais domésticos, silvestres e até do homem! Os gatos passam a maior parte do tempo dentro de casa, por isso é mais difícil pegar.

saúde Pets gato pele carrapato cansaço febre sangue cachorro cão parasita coce hospedeiro

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente