Como cuidar do seu pet idoso? Aprenda! - Getty Images
Saúde

Aprenda a cuidar da saúde do seu pet idoso

Saiba o que fazer para que seu cão ou gato tenha uma vida mais longa e saudável!

Letícia Yazbek Publicado em 01/04/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h16

O envelhecimento é um processo que diminui a capacidade física dos cães e gatos: a visão, a audição e o olfato já não funcionam tão bem; preferem ficar mais quietos; e podem não gostar tanto de brincadeiras. Nessa fase, é importante que o pet faça algum tipo de exercício físico: prefira passear com ele nos horários mais frescos do dia.

Tente manter a rotina do animal sempre a mesma. Evite mudanças no ambiente, hábitos e horários. Deixe as caminhas, os potes e o bebedouro sempre no mesmo lugar. Se ele está acostumado a frequentar parques e a brincar, mantenha a atividade na rotina, adaptando-a às condições do pet.

Os cães e gatos idosos podem ter perda de apetite e precisam de uma alimentação especial. Como são menos ativos, necessitam menos energia na dieta. A idade também faz com que o animal tenha mais dificuldade para absorver nutrientes. Você pode ajustar a alimentação do seu bichinho e fazer com que ele consuma menos calorias. O melhor é consultar um veterinário para saber o que é bom para o seu pet.

Os pets idosos tem menos resistência e podem desenvolver algumas doenças, como obesidade e catarata, que prejudica a visão. Também pode haver problemas como artrite, diabetes, câncer, inflamações da gengiva e doenças do coração, rins e fígado. Se você notar algum comportamento fora do comum, leve-o ao veterinário. Também é importante fazer exames pelo menos duas vezes por ano, para checar a saúde dos órgãos.

A idade com que o pet pode ser considerado idoso depende de cada raça. Em cães, as raças maiores tendem a envelhecer mais rápido do que as menores. Em geral, isso acontece perto dos 7 anos. Os gatos entram na terceira idade entre os 9 e 10 anos, mas pode demonstrar os sinais apenas mais tarde.

visão saúde hábitos Pets cão cachorro gato comportamento doe idoso olfato rotina audição

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente