- Getty Images
Comportamento

Adestramento: Comandos básicos para ensinar ao seu pet

O adestramento é importante para exercitar a obediência do cão e evitar problemas de comportamento

Letícia Yazbek Publicado em 07/01/2020, às 13h00

O adestramento deve começar quando o cão ainda é filhote – é nessa fase que ele ainda está construindo os hábitos e consegue corrigir maus comportamentos. Você mesmo pode colocar algumas técnicas em prática e ensinar comandos básicos. O importante é ter paciência e agir sempre com carinho e dedicação.

O comando para fazer o cão sentar é um dos mais simples de serem ensinados. Coloque um petisco na palma da mão, virada para cima, erguida acima da cabeça dele. Vá levantando a mão até que ele desista e se sente. Repita o exercício até que ele passe a sentar todas as vezes que você erguer a recompensa. Depois disso, você pode usar a palavra senta (com ênfase na primeira sílaba) e fazer o gesto, como se estivesse erguendo algo.

Para fazer o pet ir até você, mostre a ele alguma recompensa e faça um gesto chamando-o para perto. Quando ele chegar, dê a ele a recompensa. Você pode fazer isso usando a coleira, trazendo o cão na sua direção. Repita até ter sucesso em todas as vezes. Aí, introduza o comando vem e use-o junto com o gesto. Depois de uma semana de treino, comece a praticar sem a coleira.

Para fazer o cão ficar onde ele está, coloque a palma da mão na frente dele. Dê alguns passos para trás. Se ele se mover, volte e repita o comando. Quando ele ficar, recompense o comportamento. Assim que ele entender que precisa esperar para receber a recompensa, faça o gesto e diga o comando fica.

Fique ligado!

No início do adestramento, não diga as palavras de comando. Se fizer isso, o cão vai associar incertezas e ansiedade com essa palavra e vai aprender a ignorar o comando. Espere até que ele entenda o comportamento esperado e só depois utilize o comando.

 

Consultoria: Alexandre Rossi. Adestramento inteligente: como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento. Editora Benvirá, 2015.

hábitos Pets cão cachorro gato comportamento dicas filhote adestramento técnicas comandos

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente