Imagem ilustrativa de uma tempestade - Pixabay
Raio

É verdade que um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Descubra a resposta por trás desta famosa crença popular conhecida no mundo inteiro

Letícia Yazbek Publicado em 08/07/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h53

Todo mundo já ouviu dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. No entanto, essa crença não é verdadeira. As chances são pequenas, pois as opções de lugares para um raio cair são enormes, mas nada impede que isso aconteça.

Um raio pode atingir duas vezes o mesmo local principalmente em áreas que facilitam a conexão do solo com a nuvem, onde cargas elétricas se acumulam, como extremidades de objetos condutores de eletricidade. Assim, para-raios, topos de prédios e árvores grandes e isoladas são mais propensos a receberem descargas elétricas.

Outro exemplo são monumentos que ficam em locais altos. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é atingido todos os anos por cerca de seis raios, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Já o edifício Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos, recebe 25 raios todos os anos - ele já chegou a ser atingido por oito raios em oito minutos!

A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é bem pequena: menor do que um para um milhão. Mas em grandes áreas descampadas, como praias, parques e campos de futebol, a probabilidade é de um para mil. Isso acontece porque, nesses casos, nosso corpo funciona como um para-raio.

Por isso, se perceber que uma tempestade se aproxima, evite ambientes abertos e procure abrigo. Se você estiver em uma área aberta sem abrigo próximo e sentir os pelos arrepiados - sinal da proximidade de um raio - o melhor é se ajoelhar e curvar o corpo para frente, com a cabeça entre os joelhos.

Procure manter distância de árvores, cercas de arame e objetos metáicos. Se estiver na rua, o ideal é procurar abrigo em carros, ônibus e outros veículos metálicos, casas, prédios, abrigos subterrâneos ou grandes construções com estruturas metálicas.

Estados Unidos Natureza Rio de Janeiro Nova York raio duas vezes tempestade chuva lugar Cristo Redentor relâmpago atingir trovão descarga elétrica Empire State Building

Leia também

Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva


Como funcionam as quatro estações do ano?


Conchas são animais?


10 frutas que talvez você nunca ouviu falar e precisa experimentar


4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia


7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil