Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Conheça quais são as 6 cidades mais antigas do Brasil

Os primeiros centros urbanos do Brasil surgiram com a colonização portuguesa, a partir de 1500. Saiba quais foram os primeiros!

Redação Publicado em 06/09/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avenida Paulista, em São Paulo - Pixabay
Avenida Paulista, em São Paulo - Pixabay

Com a colonização portuguesa, a partir de 1500, surgiram no Brasil os primeiros centros urbanos. Saiba quais foram as primeiras cidades do Brasil.

1. São Vicente (São Paulo)

Foi a primeira vila construída no Brasil e é considerada a primeira cidade do nosso país. Descoberta pela expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, foi fundada pelo português Martim Afonso de Souza, em 1532. No início, o principal objetivo dos portugueses no local era montar engenhos de cana-de-açúcar. Calcula-se que, em 1557, São Vicente já tivesse 12 engenhos.

2. Olinda (Pernambuco)

Não se conhece o nome do fundador nem o dia exato da fundação, mas o povoado prosperou tanto que, em 1537, foi elevado à categoria de vila. Naquele ano, o militar português Duarte Coelho enviou uma carta ao rei dom João III descrevendo tudo de bom que poderia vir de Olinda – como extrair a árvore pau-brasil e plantar cana-de-açúcar. Assim, Olinda se tornou um dos mais importantes centros comerciais da colônia.

3. Santos (São Paulo) 

Fundada em 1543, havia sido descoberta bem antes, em 1502, durante a expedição de Gaspar de Lemos. O local também produziu açúcar e foi ponto de partida para os bandeirantes. Santos também ficou famosa por ser a terra de figuras importantes, como José Bonifácio de Andrada, que foi muito importante no processo de independência do nosso país

4. Salvador (Bahia)

Batizada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, foi fundada em 1549 após a chegada do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Grande centro produtor de cana-de-açúcar e de extração de pau-brasil, a Baía de Todos os Santos virou um local estratégico para navegantes que buscavam produtos. Esses fatores contribuíram para que, ainda em 1549, Salvador se tornasse a primeira capital brasileira.

5. São Paulo (São Paulo)

A fundação aconteceu em 1554, após um grupo de padres da Companhia de Jesus escalar a Serra do Mar e chegar ao planalto de Piratininga, onde encontraram uma terra próspera. Do ponto de visa da segurança, a localização era perfeita: em uma colina alta e plana, cercada por dois rios (Tamanduateí e Anhangabaú), o que garantia proteção contra ataques e boa visibilidade dos caminhos que levavam até lá.

6. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Surgiu em 1565 sob o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. A missão de fundar uma cidade na Baía de Guanabara ficou para o português Estácio de Sá – a criação do Rio de Janeiro está ligada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região (saiba mais no capítulo 7). Em 1763, por causa da crise do açúcar no mercado internacional e da descoberta de metais preciosos no centro-sul do Brasil, o Rio de Janeiro se tornou a capital do país.