Bioma Pantanal - Pixabay
Brasil

10 curiosidades sobre o Pantanal

Em algumas épocas do ano, o Pantanal se transforma: inunda e vira um rio. Saiba mais sobre ele

Redação Publicado em 06/02/2020, às 10h00 - Atualizado em 19/03/2022, às 10h00

1. Considerado uma das maiores porções contínuas de terras úmidas do planeta, o Pantanal tem 210 mil quilômetros quadrados — desse total, 150 mil estão em nosso país , e o restante está no Paraguai e na Bolívia. Em território brasileiro, 65% do Pantanal está no Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

2. Nesse bioma, é comum que chova muito entre os meses de outubro e março. Quando os terrenos — que costumam ser planos — ficam alagados, surgem rios e lagoas, fazendo áreas antes isoladas se comunicarem. Esse processo também fertiliza a região.

3. No período de chuva, as primeiras gotas encontram um solo seco e poroso (cheio de furos), mas são rapidamente absorvidas. A partir disso, a terra fica constantemente umedecida e logo se vê o verde, pois muitas espécies de plantas da região só vivem bem quando há água. Na época de cheias, 80% do Pantanal e da região ficam alagados.

4. O Pantanal é influenciado diretamente por três biomas: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. E também recebe a intervenção do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal no norte do Paraguai e leste da Bolívia).

5. Uma das coisas mais legais sobre o Pantanal é que essa área ainda abriga grande quantidade de animais que estão ameaçados de extinção em outros locais, como o tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal.

Tuiuiús em seu habitat natural / Crédito: Pixabay

 

6. Comunidades indígenas, quilombolas (grupos formados por descendentes de negros, que, no período da escravidão, fugiram e formaram vilarejos — os quilombos), entre outras ainda vivem na região. Elas são muito importantes, pois influenciam diretamente na formação cultural da população pantaneira.

7. Nas planícies (regiões que ficam alagadas na época das cheias) é possível ver vegetação de gramíneas (como a grama ou capim). Já nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Nas áreas mais altas ficam árvores de grande porte, como aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

8. Se um dia você visitar o Pantanal, com certeza verá jacarés espalhados pelos pântanos. As espécies jacaré-do-pantanal, jacaré-do-papo-amarelo e jacaré-paguá são vistas aos milhares, vivendo uns em cima dos outros!

9. No Pantanal há cerca 263 espécies de peixes. O maior é o jaú, com até 1,5 metro de comprimento e 120 quilos. Esse bioma tem 41 espécies de anfíbios e 113 espécies de répteis.

10. Apesar da ação humana, que vem desmatando parte da vegetação do país ao longo dos anos, o Pantanal mantém 83,07% da cobertura vegetal nativa.

Terra Brasil Natureza água flora fauna ecossistema Bolívia plantas vegetação Paraguai chuva bioma Pantanal terreno Mato Grosso do Sul Mato Grosso planíci

Leia também

Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva


Como funcionam as quatro estações do ano?


Conchas são animais?


10 frutas que talvez você nunca ouviu falar e precisa experimentar


4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia


7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil