Mata Atlântica em Caparaó, Minas Gerais - Wikimedia Commons
Brasil

10 fatos que você não sabia sobre a Mata Atlântica

Ela já cobriu boa parte do litoral brasileiro, mas passou a sofrer muito com o desmatamento ao passar dos anos

Redação Publicado em 03/12/2021, às 10h30

1. No século 16, quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram algo que não havia na Europa: uma imensa mata com espécies diferentes de plantas e animais. Era a impressionante Mata Atlântica, que logo começou a ser explorada por nossos colonizadores para a retirada, por exemplo, do pau-brasil – o tronco dessa árvore produz uma tinta vermelha usada para tingir tecidos.

2. A ação das correntes marítimas sempre foi a grande aliada da Mata Atlântica: essas correntes saem da Antártida e sobem a costa africana, onde ficam ainda mais geladas; mas, ao alcançarem a região da Linha do Equador, descem em direção ao sul, já aquecidas pelo calor. Por isso, ao longo de todo o litoral brasileiro, formam nuvens bem carregadas, que irrigam os solos e abastecem os rios, criando matas verdes, cheias de animais e plantas.

3. A Mata Atlântica é composta pela associação de ecossistemas, como restingas, manguezais e campos de altitude. Originalmente, ela se estendia por mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, em 17 estados do território brasileiro. Mas apenas 12% dessa imensidão verde sobreviveram e existem atualmente.

4. Apesar do desmatamento, a Mata Atlântica segue presente, mesmo que em pequena quantidade, em: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

5. Apesar de novas espécies vegetais e animais serem descobertas com frequência, acredita-se que a Mata Atlântica tenha cerca de 20 mil espécies vegetais (cerca de 35% das existentes no Brasil), incluindo algumas que só ocorrem ali ou estão ameaçadas de extinção.

6. Os animais não ficam para trás na diversidade: são 849 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. Entre os animais em risco de extinção estão o mico-leão-dourado e o tamanduá-bandeira.

7. A Mata Atlântica abriga 7 das 9 bacias hidrográficas do país. Elas são alimentadas pelos rios Paraná, Tietê, São Francisco, Doce, Paraíba do Sul, Paranapanema e Ribeira de Iguape.

8. O primeiro parque nacional brasileiro foi criado em uma área de Mata Atlântica, em 1937. É o Parque Nacional do Itatiaia, que fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

9. Muitos povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica, como Kaingang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Krenak, Guarani, Caiová e Tupiniquim.

10. Sabia que o Dia da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio? A primeira celebração dessa data aconteceu em 1999, com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades sobre a importância de conservar a região. O dia é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta descreveu em uma carta e beleza das biodiversidades tropicais do Brasil.

Brasil Natureza curiosidades São Paulo Rio de Janeiro biodiversidade espécies Bahia País plantas fatos Minas Gerais costa litoral brasileiro Mata Atlântica

Leia também

Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva


Como funcionam as quatro estações do ano?


Conchas são animais?


10 frutas que talvez você nunca ouviu falar e precisa experimentar


4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia


7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil