Cidade de Tóquio, no Japão - Pixabay
Países

De países a cidades: 7 lugares do mundo que já mudaram de nome

Com o passar dos anos, diversos lugares do mundo mudaram a forma no qual eram chamados. Conheça alguns!

Letícia Yazbek Publicado em 18/03/2023, às 13h00

Diversos países, estados e cidades tinham nomes diferentes quando foram fundados. Com o passar do tempo, alguns acontecimentos fizeram com que eles fossem batizados novamente.

1. Brasil

O Brasil já teve oito nomes antes do atual. Quando os portugueses chegaram aqui, em 1500, os índios chamavam o país de Pindorama, que em tupi significa terra das palmeiras. Pedro Álvares Cabral deu o nome de Terra de Vera Cruz, por causa das cruzes que estampavam as velas das embarcações portuguesas. Como os portugueses achavam que o Brasil era uma ilha, o país também foi chamado de Ilha de Vera Cruz.

Nos primeiros anos após a descoberta, os nomes mudaram bastante: Terra Nova, Terra dos Papagaios, Terra de Santa Cruz, Terra de Santa Cruz do Brasil e Terra do Brasil. Em 1527, o país passou a ser chamado apenas de Brasil. O nome foi retirado do pau-brasil, árvore que existia em abundância na região da Mata Atlântica.

2. Tóquio — Japão

Quando foi fundada, em 1457, Tóquio se chama Edo ou Yedo, que significa estuário ou entrada da baía. A cidade era a sede do poder do governo entre 1603 e 1868. Durante o período, ela cresceu e se tornou uma das maiores cidades do mundo.

A partir de 1868, a cidade passou a ser chamada de Tóquio. To significa leste e quio, capital. Isso aconteceu porque, na época, havia a tradição da Ásia Oriental de incluir a palavra capital no nome das cidades.

3. São Petersburgo — Rússia

Quando foi fundada, em 1703, São Petersburgo (Rússia) foi batizada em homenagem ao apóstolo Pedro. O termo burgo é alemão e significa cidade. Assim, São Petersburgo quer dizer cidade de São Pedro. Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, em que Rússia e Alemanha eram inimigas, os russos protestaram contra o nome da cidade.

Aí, ela ganhou o nome de Petrogrado — em russo, grado significa cidade. Já em 1924, com a morte do líder Vladimir Lenin, a cidade passou a chamar Leningrado. Em 1991, foi decidido que a cidade voltaria a ter o antigo nome, São Petersburgo.

4. Rondônia — Brasil

O estado de Rondônia era chamado de Território do Guaporé, por causa do Rio Guaporé, que passa por Mato Grosso e Rondônia e divide os territórios do Brasil e da Bolívia. A palavra Guaporé tem origem tupi e significa algo como cachoeira do campo.

Em 1982, o estado recebeu o nome de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, principal explorador da região durante o século 20.

5. Nova York — Estados Unidos

Por volta de 1609 a 1664, a região que hoje corresponde ao núcleo da cidade de Nova York era colonizada pelos holandeses e chamada de Nova Amsterdã. A região era a capital da colônia dos Novos Países Baixos, que correspondia à área do norte da costa atlântica dos Estados Unidos. Em 1664, a cidade foi entregue para os ingleses e rebatizada de Nova York, em referência à cidade inglesa de York.

6. Florianópolis — Brasil

Em 1675, no dia de Santa Catarina, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho chegou à ilha de Florianópolis, batizando o lugar de Ilha de Santa Catarina. Com o início do povoamento, em 1700, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Desterro e, depois, apenas Desterro. Em 1889, a cidade foi batizada de Florianópolis, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

7. Oslo — Noruega

A região da cidade de Oslo (Noruega) foi povoada por volta de 1000. Em 1624, a cidade foi destruída por um incêndio. Aí, o rei Cristiano IV, que reinava sobre a Noruega e a Dinamarca, construiu uma nova cidade, do outro lado do rio. A cidade ganhou o nome de Cristiânia, em homenagem ao rei e, em 1814, se tornou a capital da Noruega. Em 1925, ela foi rebatizada, recebendo o nome de Oslo, que significa algo como prado ao pé do morro.

Brasil Mapa-Múndi países História lugares Pedro Álvares Cabral Oslo Marechal Floriano Peixoto nome Rondônia Vladimir Lenin significado Florianópolis homenagem São Petersburgo Japão Nova York cidades estados fundação batizados

Leia também

Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da capital paulista


Região globalizada: conheça a região Sudeste do Brasil


Verão o ano todo: Conheça o lugar mais quente do mundo


Como o ano novo é comemorado em outros países?


5 povos que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro


Ao redor do mundo: Como é o Natal em outros países?