Imagem ilustrativa de pintinhos ao lado de um ovo - Pixabay
Evolução

O que veio primeiro: O ovo ou a galinha?

Um dos grandes mistérios da humanidade é explicado pela Ciência, mas há diferentes teorias. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 17/04/2020, às 11h00 - Atualizado em 27/08/2022, às 11h00

Essa pergunta é um grande mistério, fonte de diversas discussões. A maioria dos cientistas acredita que o ovo veio primeiro, enquanto alguns defendem que foi a galinha.

De acordo com a teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie deriva de outra, por meio de mutações. O grupo das aves só surgiu no planeta há aproximadamente 150 milhões de anos. Já os animais que botam ovos, como os dinossauros, apareceram há mais de 300 milhões de anos.

A Archaeopteryx lithographica, espécie de dinossauro terópode, é considerada a antecessora de todas as aves. Ela viveu durante o período Jurássico, há mais de 150 milhões de anos.

A evolução das espécies faz com que os filhotes fiquem cada vez mais diferentes dos pais. Nesse processo, ao longo de milhões de anos, as linhagens vão dando origem a novas espécies. Por isso, os "pais" da galinha colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro — mesmo sem que nenhuma galinha existisse ainda.

Seguindo outra linha de raciocínio, alguns especialistas argumentam que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada no ovário dessa espécie. Assim, o ovo que deu origem ao pintinho teria apenas o DNA da espécie anterior.

É possível dizer, portanto, que o ovo, no geral, veio antes da galinha, pois ele já existia na natureza milhões de anos antes. Mas um ovo de galinha só veio depois, quando foi botado por esse animal.

Ciência teoria História Charles Darwin aves passado evolução mistério dúvida dinossauro galinha ovo anim

Leia também

Bob Esponja: Afinal, que tipo de animal é Plankton?


De onde vem o cheiro de chuva?


Saiba mais sobre o Verão, a estação mais quente do ano


Teorias da conspiração: Confira as 10 mais bizarras do mundo


Quem inventou a pizza?


Dia mundial da Água: Como surgiu a água do planeta Terra?