Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Cinderela

Quem são os animadores por trás das cenas icônicas de 'Cinderela'?

Descubra quem foram alguns dos principais animadores responsáveis pela criação do filme sobre Cinderela, a princesa favorita de Walt Disney

Cena de "Cinderela" (1950) - Reprodução/ Disney
Cena de "Cinderela" (1950) - Reprodução/ Disney

Lançada em 1950, Cinderela é a personagem favorita do renomado cineasta Walt Disney em suas animações. A informação sobre a preferência do diretor e animador foi revelada pela própria dubladora oficial da princesa, Ilene Woods, em bate-papo revelado pelo site D23, onde a atriz diz que recebeu a informação do próprio diretor.

“Uma vez entrei no escritório dele e ele me disse: 'Você é minha heroína favorita, sabia?' Eu disse: 'Você quer dizer Cinderela?' 'Sim', ele disse, 'há algo nessa história que eu associo'”, revelou Woods.

Para que a trama conseguisse se tornar uma das mais adoradas por Disney, foi necessário um grande trabalho em grupo, conhecido internamente como “Nine Old Man”, além de um alto investimento — incluindo gravar a produção em live-action antes de transformar em animação para que os animadores utilizassem os atores como inspiração visual e referência para animar os personagens.

Apesar de contar com a participação de inúmeros profissionais extremamente talentosos, o blog da The Walt Disney Family Museum destacou cinco nomes que foram responsáveis pelas animações impecáveis do filme.

Ward Kimball foi o responsável por animar um dos pontos altos da produção: o gato Lúcifer e os ratos. Segundo o blog, o felino teve sua anatomia inspirada no próprio gato da família de Kimball, após uma visita de Walt Disney à sua casa. Enquanto isso, os ratos, que também foram supervisionados por Fred Moore, foram considerados por Ward um “avanço”, já que seus desenhos eram mais realistas do que Mickey Mouse, por exemplo.

Cena da animação 'Cinderela' (1950)
Cena da animação 'Cinderela' (1950) / Crédito: Reprodução/Disney

O animador Wolfgang “Woolie” Reitherman também trabalhou com os ratos, em específico, na cena em que Jaq e Tatá carregam uma chave pela escadaria enquanto tentavam libertar Cinderela, colocando um traço clássico de seu trabalho na sequência: o suspense e a ação.

Cena da animação 'Cinderela' (1950)
Cena da animação 'Cinderela' (1950) / Crédito: Reprodução/Disney

Já a grande vilã da história, Lady Tremaine, foi responsabilidade de Frank Thomas — um de seus trabalhos mais desafiadores, segundo o mesmo. Em entrevista ao historiador Michael Barrier, ele disse: “Você percebeu que para que a imagem tivesse alguma força, para ter algum significado, ela precisava ter uma madrasta que fosse um certo personagem e fizesse um certo trabalho”.

Cena da animação 'Cinderela' (1950)
Cena da animação 'Cinderela' (1950) / Crédito: Reprodução/Disney

Por fim, a grande protagonista da trama, Cinderela, foi supervisionada por Eric Larson e Marc Davis. A cena inicial, por exemplo, em que a princesa desperta em sua cama, foi desenhada por Larson. Enquanto isso, a cena favorita de Walt Disney de todas suas animações, o momento da transformação do vestido, foi feita por Davis.

Cena da animação 'Cinderela' (1950)
Cena da animação 'Cinderela' (1950) / Crédito: Reprodução/Disney

Ao blog da The Walt Disney Family Museum, Marc diz que essa cena, em específico, apresenta muitos conceitos que Walt gostava de abordar em seus títulos.

“Isso realmente mostra muito sobre o próprio Walt Disney: magia, desejos se tornando realidade e esse tipo de coisa. Cinderela teve uma verdadeira força de caráter ao longo do filme. Eles não iriam bater nela, não importa o que acontecesse.”, comentou.