Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Era do Gelo

Quem é o brasileiro que dirigiu "A Era do Gelo 2"?

'A Era do Gelo 2' é o filme da Sessão da Tarde dessa sexta-feira, 21

Redação Publicado em 21/07/2023, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'A Era do Gelo 2' (2006) - Divulgação/Disney+
Imagem promocional de 'A Era do Gelo 2' (2006) - Divulgação/Disney+

Nesta sexta-feira, 21, será exibido na Sessão da Tarde, na Rede Globo, o filme “A Era do Gelo 2”. Lançado no ano de 2006, a produção acompanha Manny, Sid e Diego enfrentando o fim da era do gelo, quando tudo está derretendo devido ao aquecimento global.

Produzido pela 20th Century Fox Animation Studios, o filme foi a terceira maior bilheteria de 2006, arrecadando cerca de 667 milhões de dólares em bilheteria mundial. No entanto, o que talvez muitos podem não lembrar é que o longa de sucesso foi dirigido por um brasileiro: o cineasta Carlos Saldanha.

Mas, quem é ele?

Carlos Saldanha é ator, diretor e produtor executivo, que nasceu no ano de 1965 no Rio de Janeiro, capital carioca. No início de sua carreira, formou-se em informática, e começou trabalhando como analista de sistemas dentro de uma petrolífera, antes de ingressar em diferentes empresas de computação gráfica.

Em 1991, mudou-se para Nova York, nos Estados Unidos, e decidiu se matricular no curso de animação da School Visual of Arts. Em entrevista ao Exame, Carlos disse que foi “com o objetivo de aprender porque estava pagando com dinheiro suado, então ficava lá dia e noite”.

Sua vida começou a mudar quando seu professor, Bruce Wands, viu algumas de suas produções animadas que fez sozinho, e o ofereceu vaga no mestrado em Final Arts — que ele aceitou, e conseguiu se formar com honra.

Carlos Saldanha
Carlos Saldanha na estreia de 'A Era do Gelo 2' em 2006 / Crédito: Vince Bucci/Getty Images

Foi durante o mestrado que ele conheceu Chris Wedge, fundador do estúdio Blue Sky, e co-diretor do primeiro filme de “A Era do Gelo”, que o convidou para trabalharem juntos. Saldanha afirma que, na época, o estúdio era bem pequeno, e contava apenas com 20 funcionários.

No ano de 1998, a empresa foi vendida para a Fox, e ali surgia a grande oportunidade do brasileiro. Em 2003, ele lançou o curta-metragem “Scrat, o Gone Nutty”, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Graças ao grande sucesso, ele recebeu a oportunidade de dirigir sua primeira grande animação: “A Era do Gelo 2”.

Saldanha voltaria para a franquia em “A Era do Gelo 3: O Despertar dos Dinossauros”, de 2009, antes de comandar novos títulos. O cineasta também é o responsável por dirigir os dois filmes de “Rio”, filme ambientado na sua cidade natal, o Rio de Janeiro, e que acompanha as aventuras da arara-azul Blue.

Carlos Sandanha e Sérgio Mendes
Sérgio Mendes e Carlos Saldanha na estreia de "Rio" em 2011 / Crédito: Frederick M. Brown/Getty Images

Seu novo lançamento novamente seria um sucesso, com o primeiro filme de “Rio” sendo indicado ao Oscar de 2012 na categoria de Melhor Canção Original, com a música “Real in Rio”, interpretada pelos brasileiros Carlinhos Brown e Sérgio Mendes.

Carlos Sandanha também trabalhou em outras grandes obras ao longo de sua carreira, incluindo produções que não são animações. Entre seus trabalhos mais reconhecidos, podemos citar “Robôs” (2005), “A Era do Gelo: O Big Bang” (2016), “O Touro Ferdinando” (2017), “Antes que eu me esqueça” (2018), e a série “Cidade Invisível”.