Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual a ordem cronológica dos filmes das princesas da Disney?

Além da ordem de lançamento, descubra uma outra forma de organizar os filmes das princesas da Disney

Izabela Queiroz Publicado em 30/11/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - Divulgação/Disney
Cena da animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - Divulgação/Disney

Desde os anos 30, a Disney adapta para as grandes telas dos cinemas histórias e personagens dos contos de fadas que até então tinham suas narrativas expostas apenas através das páginas. Dentre esses, estão os filmes das princesas, que passaram a fazer parte do catálogo do estúdio através de “Branca de Neve e os Sete Anões”, longa-metragem lançado em 1937.

Desde a história da jovem que morde a maçã envenenada, a Casa do Mickey lançou mais de uma dezena de filmes protagonizados pelas detentoras da coroa, todos eles situados em épocas e locais totalmente distintos, que, talvez como uma forma de manter as histórias o mais atemporais possível, não possuem as datas exatas de seus acontecimentos revelados.

Ainda assim, a arquitetura por trás dos lugares, as roupas dos personagens e outros elementos podem auxiliar a formar a linha temporal de todos os filmes estrelados por princesas já lançados, conforme analisou o ScreenRant. Por isso, listamos abaixo a ordem cronológica aproximada dos filmes de princesa da Disney. Confira!

Aladdin — 300 (d.C)

Alladin
Cena de 'Aladdin' / Crédito: Divulgação/Disney

Lançado em 1992 sob os comandos de Ron Clements e John Musker, ‘Aladdin’ é responsável por apresentar o personagem título do filme ao lado da Princesa Jasmine e do gênio da lâmpada enfrentando o tenebroso Jafar. A trama é baseada no conto popular árabe de mesmo nome que pertence à coleção ambientado nos anos 300 d.C intitulada ‘As Mil e Uma Noites’.


Valente — 900 (d.C)

Valente
'Valente' / Crédito: Divulgação/Disney

‘Valente’ chegou aos cinemas em 2012 para apresentar Merida, uma jovem destemida que está disposta a enfrentar a tradição e os velhos costumes para obter o destino que deseja. A história se passa na Escócia medieval, e de acordo com o ScreenRant, na D23 Expo em 2011, foi revelado que o filme é ambientado no século 10.


Moana — 900 (d.C)

Moana
'Moana' / Crédito: Divulgação/Disney

Responsável por apresentar Moana e o semideus Maui em busca de uma ilha mítica em prol de um bem maior, ‘Moana’ entrou em cartaz em 2016, o que significa que a trama, que ocorreu 3 mil anos no passado, é situada nos anos 900.


Bela Adormecida — 1300 (d.C)

Bela Adormecida
Cena de 'Bela Adormecida' / Crédito: Divulgação/Disney

Contando a história da jovem Aurora que é vítima de uma maldição que só pode ser quebrada com um beijo de amor verdadeiro, ‘Bela Adormecida’, adaptação do conto de mesmo nome, estreou em 1959.

Mas, diferente da sua data de lançamento, a narrativa se passa mais de quinhentos anos antes, visto que, quando o pai do príncipe Philip se mostra contra o casamento, o filho diz que ele está “Vivendo no passado! Este é o século 14!”.


Mulan — 1400 (d.C)

Mulan
Cena de 'Mulan' / Crédito: Divulgação/Disney

A trama, que acompanha Mulan se tornando uma das maiores guerreiras da China, é inspirada na lenda chinesa de Hua Mulan, que remonta aos anos 300. Ainda assim, a Disney adicionou novos elementos que correspondem a períodos de tempo distintos, o que dificulta a precisão da época em que o filme é situado, mas levando em consideração a adição da Cidade Proibida, é possível que o longa se passe nos anos 1400.


Branca de Neve e os Sete Anões — 1500 (d.C)

Branca de Neve e os Sete Anões
'Branca de Neve e os Sete Anões' / Crédito: Divulgação/Disney

‘Branca de Neve e os Sete Anões’ é uma adaptação do conto de fadas lançado em 1812 pelos Irmãos Grimm. Com base nisso, o ScreenRant chegou a conclusão de que, por conta do canto dos anões — que recebe o nome de Iodelei e foi registrado pela primeira vez na Europa em 1545 — a trama se passa entre os anos 1500.


Pocahontas — 1607 (d.C)

pocahontas
‘Pocahontas’. Crédito: Divulgação/Disney

O período em que ‘Pocahontas’ se passa pode ser simples de ser identificado, pois a história é baseada na vida da nativa americana de mesmo nome que conheceu o inglês John Smith quando ele e companhia chegaram à Virgínia em 1607.


A Bela e a Fera — 1700 (d.C)

A Bela e a Fera
'A Bela e a Fera' / Crédito: Divulgação/Disney

O longa, que acompanha a jornada da jovem que é apaixonada por livros e passa a conviver com uma fera em um castelo, teve sua narrativa retirada do conto de fadas francês de 1756 de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont

A data de lançamento da história original faz conexão com as afirmações do relógio Cogsworth que diz que o castelo possui “design rococó incomum” e é “outro exemplo do período barroco neoclássico tardio”, comprovando que ‘A Bela e a Fera’ (1991) é situado antes da Revolução Francesa (1789 — 1799).


A Pequena Sereia — 1700 (d.C)

A Pequena Sereia
Cena de 'A Pequena Sereia' / Crédito: Divulgação/Disney

Acompanhando a jovem Ariel em busca de seu sonho de andar na terra com os humanos, ‘A Pequena Sereia’ (1989) é uma adaptação do conto de mesmo nome lançado em 1837 e escrito por Hans Christian Andersen. O filme traz elementos de diversas épocas, no entanto, devido à presença de sereias e piratas, alguns especialistas afirmam que a trama pode ser situada no século 18.


Enrolados — 1700 — 1800 (d.C)

Enrolados
'Enrolados' / Crédito: Divulgação/Disney

A história que faz alusão ao conto de fadas alemão ‘Rapunzel’, da coleção de contos populares dos Irmãos Grimm pode ser ambientada nos anos 1700, mas, devido aos indícios de que a princesa e Flynn apareceram em ‘Frozen’ durante a cerimônia de coroação de Elsa, é possível que a trama se passe em meados de 1800.


Cinderela — 1800 (d.c)

Cinderela
'Cinderela' / Crédito: Divulgação/Disney

A trama que acompanha a noite mágica de Cinderela foi lançada em 1950. O filme é inspirado no conto de fadas de mesmo nome de Charles Perrault e devido ao estilo de roupa dos personagens, os fãs acreditam que a história se passa na França em meados do século 19.


A Princesa e o Sapo — 1926 (d.C)

A Princesa e o Sapo
‘A Princesa e o Sapo’ / Crédito: Divulgação/Disney

Lançado em 2009, ‘A Princesa e o Sapo’ é uma adaptação do romance ‘The Frog Princess’ de ED Baker. Este é o único filme das princesas da Disney que apresenta o período e o local exatos de onde a história se passa, visto que um jornal visto quando o príncipe Naveen sai do barco contém a data “abril de 1926”, além do que, desde o início é sabido que a história que é repleta de elementos que remetem ao Jazz é situada em Nova Orleans.