Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quais são os deuses que existem no MCU?

Não são apenas de divindades nórdicas que os filmes da Marvel sobrevivem; descubra quais são os deuses que habitam esse universo!

Izabela Queiroz Publicado em 08/10/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de "Thor: O Mundo Sombrio" - Divulgação/ Walt Disney Studios
Pôster de "Thor: O Mundo Sombrio" - Divulgação/ Walt Disney Studios

Deuses podem ser definidos como criaturas super poderosas capazes de criar universos, ou até mesmo dizimar populações, além do que, alguns deles, podem ser cultuados por humanos devido a sua grande majestosidade. Nesse caso, como a ficção muitas vezes imita a realidade, diversas dessas entidades serviram de inspiração para a criação de personagens que existem no Universo Cinematográfico Marvel, como as divindades nórdicas, egípcias e gregas, por exemplo.

Ainda assim, há seres celestiais criados exclusivamente para o universo dos super-heróis, como acontece com os Eternos e os Celestiais, além de outras figuras importantes que, apesar de não deterem o título, poderiam ser facilmente vistas como Deuses.

Caso você precise relembrar os nomes desses seres de enorme poder, ou então deseje saber quem são todos eles, não se preocupe, separamos todos na lista abaixo. Confira!

Nórdicos

Thor, Odin e Loki
Thor, Odin e Loki em 'Thor' (2011) / Crédito: Divulgação/ Paramount Pictures

Com as viagens de Thor para Asgard, a dimensão que abriga Deuses, Gigantes, Anões, Elfos, Trolls e Demônios, o público pôde se familiarizar com a presença de divindades nórdicas nas produções do MCU desde muito cedo, conhecendo assim seres como Odin, Loki, Hela, Sif, Frigga, Heimdall, Tyr e Bor.

Esses Deuses possuem características físicas humanas, mas as semelhanças com os habitantes da terra terminam por aí, visto que seus poderes superam a linha da normalidade, como é o caso da super força, ou o controle de energias místicas.

No entanto, apesar de serem cultuados na Terra por suas incríveis habilidades, há uma contradição nas obras do estúdio, pois ora são descritos como descendentes dos Deuses Ancestrais, e ora ganham uma definição totalmente diferente, sendo mencionados como uma raça alienígena que possui habilidades cientificas avançadas e incompreendidas pelos humanos.


Egípcios

Khonshu
Khonshu em cena de 'Cavaleiro da Lua' / Crédito: Divulgação/Disney+

Ao contrário dos nórdicos, os Deuses egípcios demoraram para serem vistos em ‘carne e osso’ nas histórias da Marvel, tendo suas primeiras aparições na série 'Cavaleiro da Lua', lançada em 2022 no Disney+, através de Khonshu, Ammit e Taweret. Ainda assim, essas divindades podem usar avatares humanos para realizar suas manifestações, como foi o caso de Hathor, Osíris, Tefnut, Hórus e Isis.

Vale lembrar que essas entidades vivem distantes da humanidade e obedecem a um conjunto próprio de regras que, inclusive, pode punir os próprios Deuses os transformando em pequenas estátuas, conforme visto na produção.

Ainda assim, mesmo que o público não tenha visto sua presença visual, Bast, Deusa egípcia dos gatos, foi mencionada como a principal divindade de Wakanda em Pantera Negra, sendo a Deusa pantera deles.   


Gregos

Os Deuses gregos ainda não fizeram sua aparição oficial no MCU, no entanto, puderam ter seu primeiro vislumbre no trailer de “Thor: Amor e Trovão”, visto que em uma das cenas, Zeus aparece segurando seu raio no Olimpo. Confira acima no minuto 1:32!


Eternos

Eternos
Imagem promocional de 'Eternos' / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Consideradas uma raça de seres quase divinos, os Eternos convivem com a humanidade desde o início dos tempos, visto que foram criados pelos Celestiais para proteger a Terra de grandes ameaças até que um novo celestial pudesse nascer e se alimentar desta energia.

Marcando presença pela primeira vez no filme autointitulado, os Eternos passam a ser vistos pelos humanos como divindades ao longo dos séculos, inspirando, inclusive, diversas lendas, e até mesmo a crença em Deuses egípcios, como Thena, que comumente era descrita como a Deusa Atena.


Celestiais

Celestiais
Cena de 'Eternos' / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Sendo mencionados pela primeira vez em ‘Guardiões da Galáxia Vol. 2’, os Celestiais tiveram sua primeira aparição em ‘Eternos’, onde seus poderes puderam ser realmente vistos.

Esses Deuses cósmicos extremamente poderosos influenciam os acontecimentos da Terra e os processos evolutivos da humanidade desde o seu princípio. No entanto, a razão para essa interferência é desconhecida.

Detendo o incrível poder de criação, eles desenvolveram os Eternos, raça enviada para a Terra para deter outra de suas invenções, os Deviantes, que são seres modificados que não deram muito certo.


Deuses não intitulados?

dormammu
Dormammu em cena de ‘Doutor Estranho’ / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Existem divindades que podem não terem sido classificadas no MCU, conforme mencionado pelo CBR. Dentre elas, Aquele que Permanece, a variante do Kang, pode se encaixar na definição de um ser divino, visto que ele é responsável por controlar a linha do tempo em ‘Loki’.

Em ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’, há duas entidades que interferem diretamente nos acontecimentos vistos na Terra, como a Grande Protetora e do Habitante das Trevas.

Além disso, Dormammu, vilão visto em ‘Doutor Estranho’ também poderia entrar para a lista, visto que é o ser supremo de sua dimensão, além de deter o poder de corromper outras realidades.

Por fim, há Surtur, de ‘Thor: Ragnarok’, que foi capaz de dizimar toda a população de Asgard usando apenas os seus poderes.