Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Pinóquio

Por que "Pinóquio" é tão importante para a Disney?

Sendo a segunda animação no formato live-action da Disney, 'Pinóquio' possui uma grande importância para o estúdio. Descubra!

Cena da animação 'Pinóquio' (1940) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'Pinóquio' (1940) - Reprodução/Disney

No ano de 1940, a Disney lançou sua segunda animação no formato longa-metragem: “Pinóquio”. A trama acompanha a história de um boneco de madeira chamado Pinóquio, criado pelo marceneiro Gepeto, que tem o sonho em se tornar um menino de verdade.

A obra foi inspirada no conto do escritor Carlo Collodi, que era muito mais intensa e menos infantil, e surgiu primeiramente em tirinhas no jornal italiano “II Giornale per i Bambini”, em 1883, que depois foram compiladas e transformadas no livro “As Aventuras de Pinóquio”.

Considerado atualmente como um dos grandes clássicos da Disney, “Pinóquio” também representa “o ápice do que muitos de seus (posteriores) críticos consideraram ser o reino do desenho animado” de Walt Disney, conforme descreve o historiador de cinema Leonard Maltin ao blog do The Walt Disney Family Museum.

Mas, por que ‘Pinóquio’ é tão importante para a Disney?

Logo em seu lançamento, o filme sobre o boneco de madeira foi extremamente aclamado pela crítica, porém, não rendeu ao estúdio um bom retorno financeiro. Isso porque, um ano antes de sua estreia, iniciou um dos períodos mais sombrios da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

Dessa forma, a Disney perdeu muitos mercados internacionais, que não conseguiam exibir o filme graças ao conflito. Além disso, a população não estava interessada em ir ao cinema devido à triste realidade em que enfrentavam.

Cena da animação "Pinóquio" (1940)
Cena da animação "Pinóquio" (1940) / Crédito: Reprodução/Disney

Apesar disso, “Pinóquio” acabou se tornando muito importante para o estúdio devido às circunstâncias em que foi feito. Após o sucesso de “Branca de Neve e os Sete Anões”, primeiro longa-metragem da Disney, lançado em 1937, e o crescente sucesso de Mickey Mouse, a empresa conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para quitar suas dívidas, e começar a investir na melhoria de suas produções.

De acordo com o blog do The Walt Disney Family Museum, foi com os lucros da bilheteria do filme sobre a primeira princesa que Walt construiu um novo e amplo estúdio, projetado e equipado para suprir todas as necessidades de sua equipe, além de contratar renomados artistas e escritores para trabalhar em suas próximas animações.

O Departamento de Modelos de Personagens, responsável por fornecer aos animadores esculturas tridimensionais dos personagens para ajudá-los na visualização e criação de seus desenhos, foi uma das grandes novidades que surgiram com o sucesso de “Branca de Neve”, com “Pinóquio” sendo uma das primeiras produções a utilizá-lo.