Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Por que o modelo Barbie com o cachorro Tanner sofreu recall em 2007

Descubra o motivo que levou uma das linhas da Barbie a ser descontinuada

Izabela Queiroz Publicado em 19/07/2023, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Barbie" - Divulgação/Warner Bros. Discovery
Cena de "Barbie" - Divulgação/Warner Bros. Discovery

Em 2006 a Mattel lançou um novo modelo da boneca mais famosa do mundo: a Barbie. A boneca vinha acompanhada de seu pet de estimação, o cachorro Tanner, que para deixar a brincadeira ainda mais real, tinha como acessório uma pá para recolher as necessidades fisiológicas que seu doguinho deixava pelo caminho. Relembre o comercial de divulgação!

Ainda que o brinquedo seja divertido, o mesmo sofreu um recall em 2007, ou seja, a empresa responsável pela produção dos bonecos solicitou que os lojistas que ainda tivessem Barbie e Tanner em estoque, devolvessem imediatamente à Mattel. 

Além disso, o portal Repórter Diário conta que na época, foi estimado o prazo de 30 dias para que os consumidores tivessem seus produtos trocados por outros modelos da boneca ou tivessem o dinheiro investido na compra da Barbie devolvido.

Mas, por que isso aconteceu?

Segundo informações publicadas pela BBC, o recall não afetou apenas o modelo Barbie e Tanner, mas sim, todos os brinquedos da empresa que continham ímãs, visto que foi considerado que esses itens representavam um risco as crianças, já que caso o objeto magnético se soltasse do boneco, poderia ser facilmente engolido devido ao seu tamanho.

Assim, a lista de brinquedos que deveriam sair de circulação contava com bonecos e acessórios magnéticos do Batman, brinquedos da linha Polly e a Barbie acompanhada de Tanner, visto que aqui, o imã ficava preso a pá que recolhia as fezes falsas de seu cachorrinho.

A decisão foi tomada, pois a Mattel afirma ter recebido relatos de ímãs que teriam se desprendido dos brinquedos, mas conta ainda que nenhum dos casos resultou em ferimentos, como pontuado pelo jornal na época.

Além disso, o recall também foi feito no Brasil e ao todo, cerca de 850 mil unidades dos produtos foram recolhidos, todos eles produzidos entre 2002 e 2007. Assim, para que o recado chegasse ao maior número de pessoas possíveis na época e os brinquedos fossem tirados de circulação rapidamente, a Mattel solicitou que a informação fosse passada aos consumidores mediante programas de rádio e TVs de todo o país.

Tanner está de volta?

Vale lembrar que já não é segredo para os internautas minuciosos que o cachorro Tanner aparecerá no live-action de “Barbie”, visto que no começo do mês o @InfoBarbieBR compartilhou com seus seguidores a seguinte informação: 

“A Barbie de Kate McKinnon, uma boneca desfigurada por seu dono humano, vive à margem da BarbieLand com outros rejeitados, incluindo Tanner, um cachorro de brinquedo cujo set de 2006 foi recolhido quando o cocô que acompanhava o brinquedo da #Barbie provou ter risco de asfixia."

Assim, apesar de ter sido tirado de circulação, Tanner terá uma participação no live-action dirigido por Greta Gerwing e produzido pela Warner Bros. Pictures ao lado de outros brinquedos já não mais produzidos como a “Growing Up Skipper” e a “Barbie Video Girl”.