Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Por que a música de Kate Bush conseguiu salvar Max em Stranger Things?

Entenda qual é a importância da música “Running Up That Hill” para Max na nova temporada

Redação Publicado em 30/05/2022, às 19h00

Cena da quarta temporada de Stranger Things - Divulgação/Netflix
Cena da quarta temporada de Stranger Things - Divulgação/Netflix

Ambientada nos anos 80, Stranger Things conta com inúmeras referências a essa década, com easter eggs que vão desde filmes e séries, até músicas e celebridades. Com a estreia da primeira parte da quarta temporada, um nome muito famoso da época voltou aos assuntos mais comentados graças a uma citação na produção: a cantora britânica Kate Bush.

Bush ficou conhecida mundialmente no ano de 1978, graças ao lançamento da música "Wuthering Heights", que foi inspirada no romance gótico “O Morro dos Ventos Uivantes”, de 1847, escrito pela autora Emily Brontë.

CUIDADO COM SPOILERS!

Nos novos episódios, a artista desenvolve um papel importante na trama, já que sua canção “Running Up That Hill”, presente no álbum “Hounds of Love”, de 1985, se torna a responsável por salvar a vida de Max (Sadie Sink), que estava possuída pelo espírito de Vecna. Mas, por que a música foi capaz de salvá-la?

Além de ser a música favorita da personagem, a letra também consegue confortar o coração da garota que se sente culpada pela morte de seu irmão, Billy (Dacre Montgomery), que faleceu na terceira temporada ao tentar salvar Max e Eleven (Millie Bobby Brown).

Em um determinado momento da música, Kate Bush canta o seguinte verso: “E se eu apenas pudesse / fazer um acordo com Deus / Eu faria com que Ele me colocasse no seu lugar”.

É possível notar a forte ligação de Max com a faixa através da carta que ela escreve e lê quando visita o túmulo de Billy, onde diz praticamente a mesma coisa que a canção. Na ocasião, ela diz: “Às vezes, eu me imagino correndo até você e te afastando [da morte]. Imagino que se eu tivesse feito isso, você ainda estaria aqui”.

O feitiço de Vecna

Enquanto revisitava o trauma da morte do irmão, Max acaba sendo possuída pelo espírito de Vecna, que toma conta de seu corpo e passa a jogar uma maldição e sugar a energia de todos os jovens que estão passando por um momento confuso ou carregam traumas e culpas em suas trajetórias.

Nancy (Natalia Dyer) e Robin (Maya Hawke) são as responsáveis por descobrir após uma longa investigação que a música é capaz de acabar com o feitiço lançado pelo vilão. Graças a essa informação, Dustin (GatenMatarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) salvam a vida de Max ao colocarem uma fita cassete de Kate Bush para tocar em um walkman para a garota escutar.

A primeira parte da quarta temporada de Stranger Things estreou na plataforma de streaming Netflix na última sexta-feira, 27. O segundo volume com os episódios finais da season serão lançados no dia 1º de julho. Veja o trailer!