Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Curiosidade

Por que alguns cachorros babam?

A baba excessiva nos cachorros pode ser normal, mas também pode indicar que algo não está bem

Giulia Poltronieri Publicado em 29/10/2021, às 15h09 - Atualizado às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que alguns cachorros babam? - Divulgação (Disney)
Por que alguns cachorros babam? - Divulgação (Disney)

Cachorros babando são quase um clichê dos desenhos animados, mas isso também pode acontecer na vida real. Mas afinal, por que será que eles fazem isso?

Na maioria dos casos, a causa da baba visível é benigna. Os cães, como os humanos, excretam saliva para ajudar a facilitar o processo digestivo. A saliva umedece os alimentos - o que pode ser uma das razões pelas quais os cachorros aparentemente podem sugar pedaços inteiros de comida seca - e também ajuda a limpar a boca de bactérias para manter a saúde bucal. Se um cachorro começa a babar visivelmente, ele provavelmente está ficando animado com a expectativa da próxima refeição. 

É claro que também há casos mais sérios, em que a baba em excesso pode indicar um sintoma de um problema subjacente, como distúrbios digestivos, ingestão de um objeto estranho ou até de um tumor. Por isso, caso seu cachorro babe excessivamente ou se houver sangue na saliva, é muito importante levá-lo ao veterinário.

Ainda é válido destacar que certas raças como o St. Bernard, Basset Hounds ou Mastiffs têm a reputação de babarem muito, mas não necessariamente porque estão produzindo mais saliva. Em vez disso, esses tipos de raças, com certas configurações de boca ou lábios irregulares, podem ter maior dificuldade de contenção da baba, levando a vazamentos.