Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Michael Jackson

O vilão da Disney que foi inspirado em Michael Jackson, o rei do pop

Descubra quais características de Michael Jackson foram usadas para a criação do icônico personagem

Izabela Queiroz Publicado em 03/02/2023, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Jackson - Getty Images
Michael Jackson - Getty Images

Dono de hits como ‘Smooth Criminal’ e 'Thriller', Michael Jackson, se tornou uma das maiores influências da música, ganhando inclusive o título de rei do pop. Mas, além da música, o astro que cresceu nos palcos, nunca escondeu seu amor pela Disney, — e talvez seja esse um dos motivos ocultos pelos quais o artista serviu como inspiração para um dos personagens do estúdio.

Isso porque, um dos maiores vilões da Casa do Mickey teve seus números musicais realizados através do uso de referências dos passos únicos e icônicos executados por Michael em seus clipes e shows.

Caso você não saiba quem é, não se preocupe, a RECREIO explica!

O homem das sombras

Em ‘A Princesa e o Sapo’, quando Naveen desembarca em Nova Orleans, o público acaba descobrindo novos detalhes do último vilão 2D da Disney: Dr.Facilier.

O feiticeiro, que também é conhecido como o homem das sombras, tem uma dívida com os amigos do outro lado e por esse motivo busca por novos acordos que possam ajudá-lo a pagar a sua conta, ao mesmo tempo que tira vantagem da situação.

É nesse contexto que ele realiza diversos tratos, e dentre eles, está a promessa que ele fez a Naveen, visto que o jovem acaba se transformando em um sapo ao acreditar que o combinado com Dr.Facilier o ajudaria a realizar o seu sonho.

No momento da negociação, há o primeiro número musical do vilão e nessa cena já é possível notar uma breve semelhança entre uma pose e outra, com um dos artistas mais famosos de todos os tempos: Michael Jackson. Veja!

A semelhança não é uma mera coincidência, já que de acordo com o The Things, o estilo de dança do rei do pop serviu de espelho para a realização dos números musicais do vilão, assim como a sua aparência, já que a figura alta e magra foi modelada pelos animadores da Disney a partir das imagens de Jackson.

Outras inspirações

Levando em consideração que o filme é situado na década de 20 em Nova Orleans, um dos destaques fica por conta do estilo musical que permeia a trama: o Jazz. Assim, uma das grandes figuras dessa manifestação artística também está presente na trama e foi utilizada para construir a personalidade do vilão.

Esse artista, conforme aponta o Fandom, foi o lendário cantor de jazz, Cab Calloway, que além de sua maneira única de performar, compartilha semelhanças físicas com o personagem, como o bigode por exemplo. Confira!

Ainda assim, o processo de criação do personagem contou com uma última grande referência para o estilo de vodu usado: Barão Samedi.

O Barão Samedi é um loá dos mortos, junto com inúmeras outras encarnações do Barão. O espírito, que é muito temido da religião vodu haitiana, tem em suas representações físicas grandes semelhanças com o visual de Dr.Facilier, que podem ser vistas através dos elementos que compõem a sua forma de se vestir, como o uso da cartola, por exemplo.