Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

O sonho de Walt Disney que se tornou realidade após sua morte

Descubra como foi possível que um dos maiores desejos de Walt Disney se tornasse realidade mesmo após a sua morte em 1966

Walt Elias Disney - Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images
Walt Elias Disney - Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images

Em vida, Walt Elias Disneypôde realizar diversos sonhos, mas acabou partindo, em razão de um câncer, em 15 de dezembro de 1966, sem ver um deles ganhando forma: a abertura do Walt Disney World — ainda assim, seu irmão, e co-fundador da empresa, Roy O. Disney, fez questão de tornar o desejo de Walt realidade há mais de meio século.

Como isso aconteceu?

Quando Walt partiu, Roy deixou de lado a vontade de não ser uma figura pública para assumir o cargo de presidente da Walt Disney Productions que antes pertencia ao irmão e, uma semana depois do falecimento de Walt, convocou uma reunião para definir os novos passos para o projeto do parque que o irmão gostaria que fosse terminado na Flórida, Estados Unidos.

Além de abdicar da vida privada, Roy adiou a aposentadoria que desejava aos 73 anos e, em novembro de 1968, renunciou o cargo na empresa para "concentrar seus esforços na finalização dos planos de financiamento do enorme projeto do Walt Disney World", como explicado em um comunicado de imprensa do “News from Walt Disney World” repercutido pelo blog oficial da marca.

A partir de então, Roy foi visto na Flórida constantemente durante o período de construção, a fim de garantir que o projeto seguisse confirme planejado, e, por mais que tenha sido responsável por manter a ideia viva e concluir o parque temático, Roy queria que o irmão recebesse todo o crédito pela execução.

Acho que ele queria ter certeza... de que era realmente o projeto de Walt, e talvez ele estivesse sensível ao fato de Walt ter ido embora agora e estarmos abrindo sem Walt aqui, para que não houvessem mal-entendidos. [A decisão] foi provavelmente de total altruísmo para garantir que ninguém pensasse que havia outro Disney envolvido. Essa era de Walt. Esse foi o Walt Disney World. Pelo menos é assim que eu interpreto”, disse Card Walker, ex-presidente da Walt Disney Productions em uma entrevista em 1973.

Dessa forma, anteriormente pensado para se chamar Disney Word, Roy insistiu que o parque fosse nomeado como Walt Disney Word. “Lutei com ele por causa disso. 'Disney World' foi um título melhor para o mercado. Mas ele disse: 'Não, Card, eu quero que seja assim.' Então bum! Nós dissemos: 'Tudo bem. É isso.' E esse foi o fim de tudo", relembrou Walker.

Como resultado do esforço dos irmãos, o Walt Disney World foi finalmente aberto, e ainda que Walt não pudesse estar lá para apreciar seu sonho ganhando vida, na cerimônia de abertura, Roy, responsável pelo discurso, fez questão de ter por perto a figura da Disney que mais lembra o espírito do irmão: Mickey Mouse.

Roy Disney ficou de frente para o microfone diante de uma multidão de convidados prontos para fazer o discurso de dedicação na cerimônia de abertura. De repente, ele se virou e olhou em volta, e eu o ouvi dizer baixinho: 'Alguém vá encontrar Mickey para mim. Não temos mais Walt, e Mickey é a coisa mais próxima de Walt que nos resta.' Mickey apareceu e Roy prontamente começou seu discurso, com Mickey orgulhosamente ao seu lado”, relembrou John Hench no livro ‘Designing Disney’.

A abertura do parque aconteceu em 1º de outubro de 1971, e completa neste ano, 53 anos desde que se tornou a realização de um dos maiores sonhos de Walt, mesmo após a sua morte.