Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Bela Adormecida

Disneyland: Como surgiu o castelo da Bela Adormecida?

Descubra como Aurora, princesa de 'A Bela Adormecida' foi definida como a dona do castelo da Disneyland, localizada em Anaheim, Califórnia

Castelo de A Bela Adormecida na Disneyland - AaronP/Bauer-Griffin/GC Images
Castelo de A Bela Adormecida na Disneyland - AaronP/Bauer-Griffin/GC Images

Quando a Disneyland foi aberta em 17 de julho de 1955, o público pôde ver pela primeira vez o castelo da princesa com menos falas dos filmes Disney, Aurora, também conhecida como Bela Adormecida, projetado para ocupar a posição central do parque, podendo ser visto de qualquer ponta do local. 

O curioso é que o filme da princesa só seria lançado quatro anos depois da abertura da Disneyland, em 1959, fazendo com que os visitantes ficassem ainda mais curiosos para a animação que adapta o conto dos Irmãos Grimm onde uma princesa é amaldiçoada a cair em um sono profundo no seu aniversário de 16 anos, podendo ser acordada apenas quando receber um beijo de seu amor verdadeiro.

Se o longa-metragem sequer tinha sido lançado, como o castelo que seria visto em ‘A Bela Adormecida’ pôde ser incluso no primeiro parque Disney? A verdade é que, inicialmente, a princesa dona do castelo não havia sido definida.

Como assim?

A ideia de projetar um castelo para a Disneyland começou a ganhar forma 1953, ano em que o artista Herb Ryman começou a desenhar o esboço sonhado por Walt Disney de um parque de diversões que agradasse tanto crianças quanto adultos, que deveria contar obrigatoriamente com um grande castelo, que se tornaria o símbolo do lugar.

Como explicado no blog oficial da Disney, Ryman desenhou o edifício e o posicionou nos fundos do Parque, cercado por muros e inspirado no castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. “Fiz isso para ajudar a vender a ideia de meus amigos Dick Irvine e Marvin Davis — baseá-la no castelo bávaro do rei Ludwig”, disse ele.

No entanto, quando o Imagineer Fred Joerger criou um modelo baseado nos esboços de Ryman, ele percebeu que o castelo ficaria melhor se estivesse centralizado, e segundos antes de mostrar o projeto a Walt, alterou a posição, sem a aprovação de seu colega.

Felizmente, Walt aprovou a ideia, além de ter sugerido que o teto fosse pintado de azul, assim como deixou claro seu objetivo com a construção, já que além de um símbolo, o castelo deveria ser usado como um ponto de localização, onde as pessoas poderiam usá-lo como farol para se locomover dentro do parque — e foi dessa forma que o edifício foi construído!

Ainda assim, faltava definir um detalhe: de quem pertenceria aquele castelo? O autor Jim Korkis relembra que vários nomes surgiram até que Aurora fosse definida como a proprietária do local. “No planejamento inicial e no material escrito, ele foi designado como 'Castelo Medieval' e depois 'Castelo de Fantasiland', e até mesmo 'Castelo Robin Hood'”, explicou.

Além disso, o blog da Disney afirma que, nos primeiros episódios do programa semanal de televisão ABC de Walt, o próprio Disney sugeriu que o castelo pertenceria à Branca de Neve, mas a decisão acabou sendo mudada como uma estratégia de marketing, visto que faltavam poucos anos para o lançamento de ‘A Bela Adormecida’.