Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Conheça a doença rara de Edu, novo personagem da Turma da Mônica

Saiba mais sobre a doença que afeta o novo personagem da turminha

Sofia Luppi Publicado em 18/08/2022, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edu com a Turma da Mônica - Divulgação/ Mauricio de Sousa Produções
Edu com a Turma da Mônica - Divulgação/ Mauricio de Sousa Produções

Você conhece o Edu da Turma da Mônica? Sabe qual doença ele tem?

A história do Edu começou ainda quando ele era um bebê: ele demorou um pouco para começar a andar e, quando estava com mais ou menos três anos, sua mãe percebeu que ele andava de um jeito diferente, e que sempre usava as mãos para se levantar do chão. Aos cinco anos, a mãe do Edu percebeu que ele não conseguia correr, pular e pedalar e que estava caindo demais e, por isso, decidiu levar-lo ao médico. 

Só depois de ir em vários profissionais e um deles pedir um exame de sangue CK, é que descobriram o que o Edu tinha. O procimento era para conferir se ele tinha um nível elevado de CK (sigla de creatinoquinase), uma enzima que tem um papel fundamental na geração de energia para o metabolismo muscular. Se o nível estivesse alto, é porque certamente há algum problema nos músculos. 

Quando o resultado saiu, o nível de CK estava altíssimo. Edu foi então encaminhado para um neuropediatra, um médico especializado em atender crianças com alterações neurológicas e, após um exame, o diagnóstico veio: distrofia muscular de Duchenne (DMD)., uma doençaque atinge de 1 em cada 5 mil meninos pelo mundo, e não tem cura.

O que é a distrofia muscular de Duchenne?

Distrofia muscular de Duchenne (DMD) é um distúrbio genético que é caracterizado pela degeneração muscular progressiva, sendo o tipo mais comum de distrofia muscular. Os primeiros sintomas aparecem ainda na primeira infância, entre os 3 e 5 anos.

Os primeiros músculos a serem afetados são os dos quadris, a região pélvica, os ombros e as coxas. Depois afeta os músculos esqueléticos voluntários nas pernas, braços e tronco e na adolescência os músculos respiratórios e o coração podem apresentar problemas. 

A DMD é uma doença rara ligada ao cromossomo X, assim geralmente é transmitida pela mãe. Os meninos possuem mais chances de terem a doença por terem cromossomos XY. 

As duas histórias com Edu que já foram publicadas é uma parceria da Turma da Mônica com a Sarepta, uma multinacional farmacêutica especializada em tratamentos contra doenças raras. O objetivo dessa colaboração é falar mais sobre a doença. 

Vale lembrar que os oitos episódios de "Turma da Mônica - A Série" estão disponíveis no Globoplay e podemos acompanhar a turminha em uma investigação comandada por Denise (Becca Guerra) para descobrir que sabotou a festa da popular Carminha Frufru (Luiza Gattai). Confira o trailer!