Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Cinderela

Cinderela: O filme live-action de 1997 que você esqueceu que existia

Relembre qual foi o prestigiado filme live-action de Cinderela lançado em 1997 pela Disney!

Cena do filme 'Cinderela' (1950) e 'A Cinderela' (1997) - Reprodução/ Disney
Cena do filme 'Cinderela' (1950) e 'A Cinderela' (1997) - Reprodução/ Disney

Um clássico dos contos de fadas, a história de Cinderela se popularizou após o autor francês Charles Perrault escrever sua versão da trama e publicá-la na obra "Contos da Mamãe Gansa", lançada em 1697, apresentando a personagem título que, após a morte do pai, passa a servir sua madrasta e meias-irmãs, fazendo todo o serviço doméstico sozinha.

No enredo, Cinderela, nunca perde a esperança de um dia ser livre e vê sua vida mudar após ir escondida a um baile com a ajuda de uma fada madrinha, onde conhece o príncipe com quem ela iria se casar. Isso porque o herdeiro do trono inicia uma busca por ela no reino sem nem mesmo saber seu nome, a encontrado por meio da única coisa que ela deixou para trás: seu sapatinho de cristal.

A história ganhou ainda mais admiradores ao ser transformada em uma animação, que ao ser comandada por Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske e produzida pela Disney, com estreia nos cinemas em 1950, atingiu novos públicos, permitindo que gerações diferentes de crianças conhecessem a princesa que se tornou a favorita de Walt Disney.

Mais que a versão animada, há ainda as versões em live-action. Na Disney, a versão mais recente é a lançada em 2015, onde a atriz Lily James (Mamma Mia!) dá vida a personagem, ainda que exista uma mais antiga, lançada em 1997.

O filme live-action de Cinderela que você esqueceu que existia

Brandy Norwood como Cinderela
Brandy Norwood como Cinderela em ‘Rodgers & Hammerstein's Cinderella’ (1997) /Crédito: Reprodução/Disney

O longa-metragem em questão é ‘A Cinderela’, também conhecido como ‘Rodgers & Hammerstein's Cinderella’, um telefilme comandado pelo cineasta Robert Iscove, baseado no musical da Broadway de mesmo nome que foi inspirada na fábula homônima de Perrault.

Com canções como "Impossible", "Ten Minutes Ago" e "A Lovely Night", nesse título, a princesa foi interpretada pela compositora, modelo e atriz americana Brandy Norwood, que, com sua escalação, trouxe um marco histórico para a trajetória da companhia criada por Walt Disney, já que se tornou a primeira vez que a Disney apresentou uma princesa negra em suas produções no formato live-action.

Além disso, o filme se destaca pela diversidade do elenco, que além de Norwood, conta também com Whoopi Goldberg (Rainha Constantina), Whitney Houston (Fada Madrinha), Bernadette Peters (Madrasta), Veanne Cox (meia-irmă Celiope), Natalie Desselle (meia-irmă Minerva) Paolo Montalbán (Principe Christopher Rüber), Jason Alexander (Lionel, mordomo), e Victor Garber (Rei Maximillian).

Vale mencionar ainda que a trama, que conta com Whitney Houston, Debra Martin Chase, Craig Zadan e Neil Meron como produtores, é aclamada pela crítica, recebendo sete indicações ao Emmy, premiação que reconhece e homenageia programas e profissionais de televisão, onde o filme saiu como vencedor na categoria Direção de Arte para Variedades ou Programa de Música. 

O filme passou a fazer parte do catálogo do Disney+ em 2021.