Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Divertida Mente 2

Além de 'Divertida Mente 2': 5 animações sobre os desafios de crescer

Descubra outras animações que, assim como 'Divertida Mente 2', filme que estreia hoje, 20, nos cinemas, abordam os desafios de crescer

Cena de 'Divertida Mente 2' - Reprodução/ Disney/Pixar
Cena de 'Divertida Mente 2' - Reprodução/ Disney/Pixar

Nesta quinta-feira, 20, Disney e Pixar trazem aos cinemas ‘Divertida Mente 2’, onde é possível acompanhar a jovem Riley após o aniversário de 13 anos e a chegada de uma nova e importante fase: a ADOLESCÊNCIA, onde a garota enfrentará diversos obstáculos e, com eles, a chegada de novas emoções: Vergonha, Inveja, Tédio e Ansiedade, que, ao se juntarem a Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva, viverão apuros enquanto tentam encontrar a melhor forma de comandarem juntos a Sala de Controle da mente de Riley. Relembre o trailer!

Ainda assim, ‘Divertida Mente 2’ não é o único a abordar os desafios que surgem enquanto os humanos crescem e amadurecem. Na verdade, muitos são os títulos que abordam as problemáticas desses momentos de vida, levando os espectadores a refletir sobre suas próprias vivências através das diferenças abordagens que essas produções adotam, sejam elas por meio de alusões e simbolismos, ou de forma totalmente realista.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu mais 5 animações, que falam sobre esse mesmo assunto; confira!

1. Divertida Mente 

Divertida Mente
Personagens de 'Divertida Mente' /Crédito: Reprodução/Disney/Pixar

É claro que o primeiro filme da franquia não poderia ficar de fora da lista! Lançado em 2015, ‘Divertida Mente’ chegou para apresentar Riley, aos 11 anos, lidando com a mudança para uma nova cidade e as dificuldades de se encaixar e entender a nova rotina. Como se não fosse o suficiente, após uma confusão na sala de controle, Alegria e a Tristeza acabam embarcando em uma aventura, e Nojinho, Medo e Raiva ficam no controle da mente da garota, dificultando ainda mais a situação.

Vale mencionar que o filme foi vencedor do Oscar de 2016 nas categorias de 'Melhor Animação' e 'Melhor Roteiro Original'.

2. Toy Story 3 

Toy Story 3 
Cena de 'Toy Story 3' /Crédito: Reprodução/Pixar

Nos dois primeiros filmes da franquia "Toy Story", o público confere as aventuras de Woody, Buzz e toda a turma como brinquedos do jovem Andy. 

No entanto, no terceiro longa, lançado em 2010, Andy está indo para a faculdade, enfrentando o desafio de descobrir que a infância agora está distante, e que seus bonecos necessitam de um novo lar, fazendo com que ele e seus brinquedos tenham um novo começo após crescerem juntos.

3. Valente

Valente
Princesa Merida em cena da animação 'Valente' (2012) /Crédito: Reprodução/Disney/Pixar

Chegando aos cinemas em 2012, ‘Valente’, apresenta a história da princesa Merida, uma jovem escocesa que ao atingir a maioridade se vê obrigada desafiar a tradição e lutar para ter a chance de decidir os rumos de sua própria vida, embarcando em uma jornada repleta de conflitos familiares que a levará a um futuro muito melhor.

4. A Viagem de Chihiro

Cena de 'A Viagem de Chihiro' (2001)
Cena de 'A Viagem de Chihiro' (2001) /Crédito: Reprodução/Studio Ghibli

De Hayao Miyazaki, ‘A viagem de Chihiro’ (2001) é a primeira produção animada em língua não-inglesa a vencer a cerimônia do Oscar na categoria de Melhor Animação — e não poderia ser diferente, afinal, a trama aborda diversas questões em meio a alegorias, metáforas e simbologias, dentre elas, a construção da identidade e o amadurecimento da protagonista.

No filme do Studio Ghlibli, Chihiro não está nada feliz, pois irá mudar de cidade com os pais. No entanto, no meio do caminho, eles acabam se perdendo e vão parar em um mundo mágico, cheio de criaturas sobrenaturais, trazendo uma jornada épica para a garota que a partir de então tem a missão de salvar seus pais e sair desse mundo paralelo.

5. Red: Crescer é uma Fera

Red
Personagens de 'Red: Crescer é uma Fera' /Crédito: Reprodução/Disney

Em ‘Red: Crescer é uma Fera’, que foi lançado em 2022, Mei Lee é uma garota que após a chegada da puberdade tem que enfrentar não só os já conhecidos desafios da adolescência, como as mudanças de seu corpo, mas também conflitos com a sua mãe e um problema um tanto único: se transformar em um panda-vermelho sempre que suas emoções se intensificam.