Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 momentos marcantes do K-pop em 2023

Shows, despedidas e disputas judiciais, são algumas das características de momentos que fizeram parte de 2023 e marcaram a história do K-pop; entenda!

Izabela Queiroz Publicado em 04/01/2024, às 10h00 - Atualizado em 05/01/2024, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moonbin, do Astro e membros do BTS e do FIFTY FIFTY - Reprodução/Twitter/BTS_twt e Divulgação/Fantagio/ATTRAKT
Moonbin, do Astro e membros do BTS e do FIFTY FIFTY - Reprodução/Twitter/BTS_twt e Divulgação/Fantagio/ATTRAKT

O ano de 2023 foi agitado para os fãs de K-pop! Isso porque, as mais diversas fanbases puderam se emocionar, se divertir e adentrar cada vez mais nesse universo através dos lançamentos de incontáveis singles e álbuns, assim como o acontecimento de shows incríveis e a chegada de grupos novos, que há muito tinham seus debuts aguardados pelos fiéis fandoms.

Além dos momentos felizes, lágrimas também fizeram parte do ano passado. Isso acontece, pois, diversas despedidas foram organizadas, como exemplo, as direcionadas aos idols masculinos de grupos de gerações diferentes que passaram a cumprir o alistamento militar para homens na Coreia do Sul.

Por esse motivo, a RECREIO reuniu abaixo uma lista com 5 dos principais momentos que aconteceram no ano passado e marcaram a história do K-pop.

1. Morte Moobin

Em 19 de abril de 2023, os fãs de K-pop sofreram com a triste notícia do falecimento de Moonbin, do ASTRO. Na data, o idol foi encontrado sem vida em sua residência no distrito de Gangnam, em Seul, por seu empresário, por volta das 20h10 (horário da Coreia do Sul).

Vale mencionar que, na época, o cantor estava se preparando para os shows agendados para a turnê latina da unit MOONBIN&SANHA, que, inclusive, tinha uma apresentação marcada em terras brasileiras, mais precisamente, em São Paulo, no dia 5 de junho.

A perda comoveu a indústria da música coreana, tanto é que idols e programas de TV cancelaram suas agendas devido ao luto, como foi o caso do girl group Billlie, que tem como uma das membros Moon Sua, irmã mais nova de Moonbin. Além do Billie, o iKON, LE SSERAFIM, IU, SUGA (BTS), Youngjae (GOT7) e os programas KBS Music Bank e MMTG também tiveram suas atividades canceladas.

Mais que isso, diversos idols enviaram mensagens de carinho ao idol, e expressaram seus sentimentos em relação à perda de Moonbin, como feito por nomes como Chanwoo (iKON), RM (BTS), Hyolin (SISTAR) e tantos outros através de cartas e declarações publicadas nas redes sociais.

Por volta do dia 25 de abril, a Fantagio criou um memorial para homenagear a vida de Moonbin (que foi fechado em 3 de dezembro do ano passado por solicitação dos fãs), além de ter fechado a comunidade Weverse de MOONBIN&SANHA em 30 de abril.

Por mais que seja uma notícia difícil, os fãs e amigos vão sempre se lembrar do incrível sorriso de Moonbin e sua colaboração e apoio para o universo do k-pop, como comprovou Seungkwan, do SEVENTEEN, no MAMA 2023, onde após o grupo receber um dos prêmios principais da premiação (Daesang), ao vencer a categoria ‘Álbum do Ano’ com o disco “FML”, ele aproveitou o momento para agradecer o idol em seu discurso de vitória.

Eu não sei se posso falar disso aqui. Este ano foi agitado. Mas para o meu amigo Binnie (Moonbin), que sempre amou e apoiou muito o nosso grupo, eu quero dizer a ele muito obrigado. Obrigado e eu te amo", disse Seungkwan.

2. Alistamento BTS

O ano de 2023 foi repleto de despedidas temporárias entre o ARMY e os membros do BTS. Isso porque, seis membros do grupo vestiram as fardas militares e se alistaram nas forças armadas este ano.

O primeiro deles foi J-Hope, que em 17 de abril compartilhou a primeira imagem de sua cabeça raspada, e em 18 do mesmo mês adentrou ao exército como soldado ativo ao se apresentar ao centro de treinamento de recrutamento da 36ª Divisão de Infantaria na cidade de Wonju, na província de Gangwon, na Coreia do Sul.

Logo após, veio Suga, que em 22 de setembro, deu início ao treinamento básico. Diferente de J-Hope, ele não foi considerado apito para o serviço ativo do exército, sendo escalado para servir como servido público, decisão que, provavelmente, se dá devido à lesão no ombro causada por um acidente de trânsito em 2012, ainda que a informação não tenha sido confirmada pela agência do grupo, a BIG HIT Music.

Meses depois, o fandom teve que se despedir de RM e V, em 11 de dezembro, quando os dois se apresentaram juntos ao Centro de Treinamento do Exército Coreano em Nonsan. Apenas um dia depois, em 12 de dezembro, as mensagens de 'até logo' foram enviadas a Jimin e Jungkook, que também em dupla, compareceram ao centro de treinamento de recrutamento da 5ª Divisão de Infantaria no condado de Yeoncheon, Coreia do Sul. Jin está alistado desde dezembro de 2022.

Dessa forma, é esperado que todos os membros do BTS estejam dispensados de suas obrigações nas Forças Armadas até o último mês de 2025.

3. Shows de idols no Brasil

2023 também foi o ano em que os fãs de K-pop puderam ver seus ídolos ao vivo, visto que diversos shows do gênero foram realizados no Brasil! Veja a lista de grupos e solistas que estiveram em solo brasileiro durante o ano passado:

  • Super Junior: São Paulo, no Espaço Unimed, em 9 de fevereiro;
  • Mirae: São Paulo, no Terra SP, em 18 de março;
  • Jackson Wang: São Paulo, no Espaço Unimed, em 15 de maio;
  • NCT DREAM: São Paulo, no Vibra São Paulo, em 4 de julho;
  • p1harmony: São Paulo, no Tokio Marine Hall, em 21 de julho; Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 22 de julho;
  • ATEEZ: São Paulo, no Allianz Parque, em 26 de agosto;
  • aespa: São Paulo, no Espaço Unimed, em 11 de setembro;
  • VAV: São Paulo, no VIP Station, em 23 de setembro;
  • Eric Nam: São Paulo, no Cine Joia, em 20 de novembro.

4. Renovação dos contratos entre BLACKPINK e YG Entertainment

Uma das maiores preocupações dos BLINKs (como são chamados os fãs do BLACKPINK) em 2023 surgiu devido à demora da renovação dos contratos entre o BLACKPINK e a YG Entertainment, visto que o contrato de exclusividade do grupo e dos membros excedeu em agosto, e até dezembro, nenhuma novidade sobre os novos contratos havia sido confirmada pela agência.

Durante esse período, diversos rumores surgiram na mídia sul-coreana na tentativa de explicar o porquê as negociações estavam se prolongando tanto. Dentre as especulações, estava a reportagem do jornal coreano Munhwa Ilbo, que afirmava que Lisa, do BLACKPINK, iria receber uma oferta de 100 bilhões de KRW (US$ 81 milhões) para deixar a empresa, assim como a notícia do portal News1, que dizia que Jisoo e Jennie teriam criado suas próprias agências individuais onde gerenciariam suas carreiras como solistas, e também, que Rosé teria sido a única do grupo a renovar seu contrato com a YG, enquanto as demais integrantes estariam negociando promover com o grupo por seis meses a cada ano, assim como transferir suas atividades solo para outras empresas.

Parte da preocupação do fandom foi finalizada quatro meses depois do fim dos contratos, mais precisamente, em 6 de dezembro, quando a YG confirmou que os contratos exclusivos para atividades do grupo foram assinados. Ainda assim, a empresa revelou que os contratos individuais das idols ainda estava em discussão, estendendo as negociações — e a apreensão dos fãs — para 2024.

5. FIFTY FIFTY X ATTRAKT

Por fim, a batalha judicial protagonizado por FIFTY FIFTY e ATTRAKT não poderia ficar de fora da lista! O grupo, que se tornou viral com o sucesso de “Cupid”, title-track do primeiro single álbum do grupo "The Beginning", teve o brilho dos holofotes direcionados a disputa com a empresa que gerenciava a carreira da formação em junho de 2023.

Tudo começou após a agência sul-coreana acusar a Warner Music Korea de tentar convencer o grupo a deixa a ATTRAKT. Na época, a gravadora negou as acusações, mas em 27 de junho, a ATTRAKT apresentou acusações criminais contra Ahn Sung Il, CEO do grupo de desenvolvimento de conteúdo criativo The Givers e produtor de “Cupid”. As acusações envolviam também outros três outros indivíduos.

Essa foi só a ponta do iceberg, visto que em 28 de junho, todas as integrantes do grupo (Aran, Keena, Saena, e Sio) entraram com um pedido judicial para a suspensão de contratos exclusivos com a ATTRAKT. No mês seguinte, houve uma tentativa de mediação entre o grupo e a agência, que não chegou a um acordo, fazendo com que o processo de julgamento fosse retomado.

Em agosto, o Tribunal Distrital Central de Seul negou os pedidos do quarteto para a suspensão de seus contratos, mas o FIFTY FIFTY apelou imediatamente da decisão.

No entanto, em outubro, Keena cancelou recurso para suspender seu contrato exclusivo com a agência. Ainda assim, Saena, Sio e Aran conseguiram o que queriam: em 19 de outubro, a empresa sul-coreana ATTRAKT encerrou os contratos exclusivos com o trio.

Após isso, novas informações só surgiram em 2 de novembro, quando a empresa revelou que o FIFTY FIFTY será reestruturado em torno de Keena e três novos membros serão recrutados para o grupo.

Já o capítulo mais recente da disputa ocorreu dias antes do Natal, em 19 de dezembro, quando a ATTRAKT processou Saena, Sio e Aran.

Entramos com ações civis contra os ex-membros do FIFTY FIFTY, Saena, Sio e Aran, para compensação de danos e penalidades por violação de contratos exclusivos, Ahn Sung Il e Baek Jin Sil dos The Givers por se envolverem ativamente na violação injusta de contratos de exclusividade, e aos pais dos três membros pela indenização por danos causados ​​por atividades ilegais conjuntas”, dizia o comunicado da agência.