Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

5 coisas em comum nos filmes de princesas da Disney

Apesar de ter tramas, desafios, e vilões diferentes, as histórias das princesas possuem muitas semelhanças; descubra quais são!

Izabela Queiroz Publicado em 07/11/2022, às 14h20 - Atualizado em 10/02/2023, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulan, Merida, Moana e Bela, princesas Disney - Reprodução/ Disney
Mulan, Merida, Moana e Bela, princesas Disney - Reprodução/ Disney

Contando com Branca de Neve, Cinderela e outros nomes extremamente conhecidos, o grupo de princesas da Disney é formado pelas mais variadas detentoras da coroa, visto que suas diferenças são observadas tanto nas suas histórias de origem e nos desafios enfrentados, quanto na sua aparência física ou na forma que obtiveram o sonhado título de nobreza, já que elas podem conquistá-los ao serem filhas de reis, ao se casarem com algum membro da realeza, ou ainda ao praticarem um notável ato de bravura.

No entanto, apesar de cada filme trazer altezas e narrativas únicas, há alguns pontos similares que podem ser vistos em todos os contos que já estiveram nas telonas. Por isso, a Recreio listou abaixo 5 coisas em comum nos filmes de princesas da Disney:

1. O drama

A Bela Adormecida
Cena de 'A Bela Adormecida' (1959) / Crédito: Reprodução/Disney

Uma das características que podem ser observadas entre esses filmes são os motores das narrativas, ou melhor, o começo do drama que irá mover toda a história da princesa. Esse ponto de virada na vida da personagem pode acontecer através da perda de alguém amado, por uma terrível maldição, e até mesmo, pela delicada garota ter se tornado uma prisioneira.


2. O vilão tenebroso

Mamãe Gothel
Mamãe Gothel, vilã de 'Enrolados' / Crédito: Reprodução/Disney

Além disso, a história sofrida ganha ainda mais profundidade quando um vilão terrível surge para atrapalhar a vida da doce e adorada princesa, já que esses antagonistas, que sempre são movidos por ambições egoístas, causam o caos por onde passam e no final, ajudam a construir a imagem forte e inspiradora das garotas.


3. O ajudante engraçado

Mulan e Mushu na animação 'Mulan' (1998)
Mulan e Mushu em cena de 'Mulan' (1998) / Crédito: Reprodução/Disney

Ainda assim, para que a história se torne leve, os ajudantes engraçados surgem. Eles embarcam em toda e qualquer aventura com muito bom humor, além de contribuírem como ótimos conselheiros para as princesas, agindo como um ponto de paz em meio à confusão.


4. O final feliz

A Bela e a Fera
A Bela e a Fera / Crédito: Reprodução/Disney

Apesar de todo o contexto dar sinais de que a princesa possa não concluir a sua história com um final feliz, a Disney sempre dá um jeitinho para que tudo termine bem. Seja quebrando a maldição ou encontrando o amor verdadeiro, as adoráveis altezas conseguem ter as suas vidas de volta e espalhar sorrisos nas telas e fora delas.


5. A lição inspiradora

Tiana
Cena de 'A Princesa e o Sapo' / Crédito: Reprodução/Disney

O drama, o vilão, o ajudante e o desfecho feliz são todos construídos a fim de atingir um objetivo ainda maior: transmitir aos amantes de contos de fadas uma lição inspiradora que possa transformar as suas vidas. Um grande exemplo é Tiana, de ‘A princesa e o Sapo’, que ressalta a importância de nunca deixar de acreditar naquilo em que você sonha.