- Getty Images
Florestas

Floresta tropical: Saiba tudo sobre esse bioma

Presentes em diversos continentes, as florestas tropicais têm grande diversidade de vegetação e de animais

Lucas Vasconcellos Publicado em 23/06/2020, às 10h20 - Atualizado às 18h48

Esse tipo de floresta fica entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio – por isso o nome tropical. Elas abrangem regiões como a Bacia do Congo e outros países da África, América Central, América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica, por exemplo), sudeste da Ásia e Oceania.

O solo de uma floresta tropical tem muito húmus, material que surge da decomposição de folhas, frutos, cocô e corpos de animais mortos. A camada varia entre 30 e 50 centímetros no solo e é muito útil para as plantas, que absorvem os nutrientes presentes ali.

Dentro de uma floresta tropical, as árvores ficam muito próximas umas das outras. Além disso, são bem altas – chegam a 50 metros de altura. Esses dois fatores impedem a passagem da luz solar, deixando o local com bastante sombra.

Por causa da região onde fica no planeta, esse tipo de floresta possui clima quente - média de 20ºC. A quantidade de chuva também é grande, tornando a umidade relativa do ar bem alta - até 88%. Por isso, frutos e plantas de diversas espécies têm facilidade para se desenvolver nesses locais, garantindo a alimentação dos animais.

Quase tudo em uma floresta tropical (fotossíntese e o aparecimento de flores e frutos, por exemplo) acontece no topo das árvores, porque é lá que a luz solar chega. Até alguns tipos de vegetação, como bromélias e orquídeas, criam raiz nos ramos e troncos superiores das árvores.

Também é no topo das árvores que vivem macacos, sapos, lagartos, aves, preguiças, cobras e insetos, entre outras espécies de bichos. Nas florestas tropicais africanas, os principais animais são: antílopes, veado, elefante-da-floresta, chimpanzé e gorila. Na Ásia, estão orangotango, gibão, tigre e musaranho.

Na Austrália há, entre outros, canguru, gambá, ornitorrinco, papagaio-real, periquito-australiano e ave-do-paraíso. Já na América do Sul, as florestas tropicais abrigam cutia, paca, capivara, onça, jaguatirica, tamanduá, tatu, tucano, águia, jiboia, cobra-coral, jararaca, sapo, rã, perereca.

O desmatamento das florestas tropicais é um dos principais problemas ambientais do mundo. Ele é causado principalmente pelo corte ilegal de árvores, abertura de pastagens e áreas agrícolas, além da construção de estradas. Quando uma área de floresta é devastada, muitos bichos ficam sem ter onde morar!

África América do Sul planeta Brasil Natureza Ásia região características solo floresta trópicos decomposição Oceania Floresta Amazônica tropical Mata Atlântica América Central húmus

Leia também

Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva


Como funcionam as quatro estações do ano?


Conchas são animais?


10 frutas que talvez você nunca ouviu falar e precisa experimentar


4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia


7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil