Flor-monstro - Wikimedia Commons
Plantas

Conheça 7 flores bem diferentes

Você está acostumado a ver rosas, margaridas, lírios... Mas sabia que existem flores bem diferentes? Olhe só!

Lucas Vasconcellos Publicado em 17/09/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h50

Flor-monstro

Originária de Bornéu e Sumatra, na Ásia, ela tem cerca de 1 metro de diâmetro e até 11 quilos, é a maior flor do mundo. Não possui caule, folhas nem raiz. Por isso, sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigna. O nome monstro está relacionado ao cheiro dela: quem já sentiu, diz que é parecido com o de carne podre. O odor atrai moscas, insetos responsáveis pela polinização.

Flor-cadáver

Em Sumatra também existe a flor-cadáver, uma grande e complexa estrutura com muitas flores pequenas conectadas ao mesmo eixo. Ela tem até três metros de comprimento e pesa até 70 quilos. O cheiro forte dá sensação de náusea - por isso o nome - e atrai diversos tipos de insetos. Embora a planta possa viver até 40 anos, só floresce duas ou três vezes ao longo da vida.

Espírito-santo

Presente na América Latina, ela foi escolhida como a flor nacional do Panamá. No centro das pétalas brancas, parece existir uma pomba da paz. È por isso que essa éspécie de orquídea é chamada popularmente de espírito-santo.

Hydnora africana

Originária da África do Sul, ela é uma flor, embora não pareça. Ela começa a se desenvolver embaixo da terra e vai se elevando do solo ao longo do tempo. O cheiro dela é bem ruim – semelhante ao de cocô. Tanto que um dos insetos que a poliniza é o besouro rola-bosta. Essa flor prende os insetos entre as sépalas (folhas na base das pétalas). Depois de alguns dias, quando já terminou de ser polinizada, a flor abre-se e os insetos são liberados.

Garça-branca

Encontrada da China, Rússia e Japão, ela é da família das orquídeas. Suas pétalas fazem parecer que ela está prestes a voar - daí o nome de garça-branca. A degradação da região em que vive está fazendo com que seja quase extinta.

Flores-de-cera

Presente na Austrália e China, ela até parece feita de plástico! É a flor de uma planta trepadeira com folhas espessas, bastante usada na decoração de ambientes internos.

Gramas-de-algodão

Presente em todo o Hemisfério Norte, inclusive no Ártico. Apesar de muitas flores não resistirem a ambientes frios e com vento forte, as gramas-de-algodão não se importam com isso. Desde que não haja neve, elas recobrem campos, que ficam brancos!

 

Consultoria: Antonio Salatino (professor do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP) e (Massanori Takaki, professor titular da UNESP).

Natureza Ásia China aparência Austrália Rússia Japão África do Sul espécies folha plantas América Latina diferentes cor Sumatra raiz Bornéu caule característica flores

Leia também

Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva


Como funcionam as quatro estações do ano?


Conchas são animais?


10 frutas que talvez você nunca ouviu falar e precisa experimentar


4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia


7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil