Danny Huston como General Ludendorff em Mulher-Maravilha (2017) - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Personagens

Conheça a verdadeira história por trás de Erich Ludendorff, o vilão de Mulher-Maravilha

O grande tirano do primeiro filme da heroína da DC Comics também existiu na vida real — e era tão mau quanto o personagem. Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 15/12/2020, às 20h24 - Atualizado às 20h26

Após inúmeros adiamentos causados pela pandemia, Mulher-Maravilha 1984 finalmente realizará sua tão aguardada estreia nos cinemas em 24 de dezembro. A mais nova trama contará a história de Diana Prince durante os anos 80, contendo novos vilões, como o empresário Max Lord e a sua reconhecida arqui-inimiga Mulher-Leopardo.

O filme deverá seguir a mesma ideia da primeira produção, em que contou com a inspiração de alguns fatos e figuras reais da época para a criação e ambientação da história. Um exemplo claro — e que quase ninguém sabia — é o do General Ludendorff, interpretado por Danny Huston em Mulher-Maravilha no ano de 2017, e que também existiu na vida real.

No primeiro longa dirigido por Patty Jenkins, o personagem é um dos grandes vilões da trama onde, durante a Primeira Guerra Mundial, buscava a vitória da Alemanha na batalha através de armas biológicas criadas altamente letais criados por sua equipe de cientistas liderado por Maru, a Doutora Veneno, interpretada pela atriz Elena Anaya.

Erich Ludendorff da vida real (esq.) e General Ludendorff da ficção (dir.) / Crédito: Creative Commons

O verdadeiro General Ludendorff

Enquanto isso, na vida real, Erich Ludendorff foi um estrategista militar de extrema importância para o Império Alemão também na Primeira Guerra, que ajudou a espalhar a ideologia nazista após o fim do terrível conflito. Ele foi o responsável por levar o exército a duas vitórias importantes durante a batalha e, por causa de seu trabalho, acabou recebendo o influente título de Chefe do Estado-Maior Alemão, em 1916.

Assim como no filme, Ludendorff também foi responsável por horríveis crueldades, realizando-as em união com outro homem que recebeu o mesmo título, Paul von Hindenburg. Com o passar do tempo, a Alemanha passou a perder inúmeras disputas durante a guerra, onde o general resistiu até o último minuto até que se viu sem grandes opções e deixou o cargo.

Após o fim da guerra, ele foi exilado na Suécia, onde nunca aceitou a sua vergonhosa derrota e passou a apoiar a mais nova ideologia que pregava a superioridade alemã no qual acreditava: o nazismo. Muitos de seus pensamentos, inclusive, acabaram servindo de inspiração para o Partido Nazista durante a sua fundação.

General Ludendorff ao lado do ditador Adolf Hitler / Crédito: Wikimedia Commons

Apesar de apoiar fortemente a ideologia e ter participado da fracassada tentativa de golpe de estado feita em 1923 por Adolf Hitler, Ludendorff não se dava nada bem com o Füher. Erich até tentou se eleger presidente em 1925, como membro do Parlamento Alemão após ser eleito pelo partido do ditador, mas não deu certo.

Até os seus últimos dias, o ex-militar permaneceu em inúmeras desavenças com o outro tirano. Erich Ludendorff acabou morrendo no ano de 1937, na Alemanha, decorrente de um câncer no fígado. Ele tinha 72 anos.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

História Heróis Entretenimento vilões filmes Mulher Maravilha DC Comics Patty Jenkins Gal Gadot Mulher Maravilha 1984 Diana Prince nazismo vida real pers Primeira Guerra Erich Ludendorff Danny Huston Adolf Hitler Elena Anaya

Leia também

O dia em que V, do BTS, posou em frente a casa de uma ARMY — mas ela não sabia


Bada, do S.E.S, manda mensagem motivacional ao NewJeans: "Apoio vocês"


'A Pequena Sereia' irá virar filme de terror; veja o trailer!


'Zumbiverso': Taeyeon, do Girls' Generation, é confirmada em reality show da Netflix


Senna: Minissérie sobre Ayrton Senna da Netflix ganha teaser e primeiras imagens


O Rei Leão: Afinal, qual o significado do nome de Nala?