Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Fevereiro

5 tradições comemoradas no dia 29 de fevereiro

Veja 5 tradições comemoradas ao redor do mundo que só acontecem em anos bissextos, ou seja, no dia 29 de fevereiro!

Redação Publicado em 29/02/2024, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Sabia que o ano de 2024 tem um dia extra? Isso porque, este ano é bissexto, ou seja, há um dia a mais do que o ano normal no calendário: 29 de fevereiro. Essa regra é aplicada há mais de dois mil anos, visto que foi implementada pelo imperador romano Júlio César por volta de 45 a.C!

A adição dessa data ocorre há cada quatro anos, pois a Terra demora mais de 365 dias para dar uma volta em torno do Sol, assim o tempo restante (5 horas, 48 minutos e 56 segundos) é arredondado o para 6 horas e após quatro anos há o horário total de um dia, 24 horas.

Ainda que para alguns simbolize apenas mais um dia comum, para outros o dia 29 de fevereiro é repleto de celebrações, já que diversos países desenvolveram tradições para comemorar a chegada da data que só acontece duas vezes em uma década — conheça 5 delas abaixo!

1. Festa de aniversário especial

Aqueles que nasceram no dia 29 de fevereiro ganham uma festa de aniversário especial na cidade de Anthony, fronteira entre os Estados do Texas e Novo México. 

A agora autoproclamada a “Capital Mundial do Ano Bissexto”, sedia o evento conhecido como Leap Year Festival (Festival do Ano Bissexto), criado justamente para reunir aqueles que vieram ao mundo nessa data, e conta com a presença de pessoas de diversas parte do mundo.

2. Refeição capaz de evitar a morte?

Idosos têm mais chances de falecer em um ano bissexto? Uma crença popular entre a população de Taiwan afirma que sim, e para evitar que isso aconteça, é comum que as filhas preparem macarrão com pé de porco para seus pais, já que há a crença de que o prato traz saúde e fortuna.

Além disso, há uma forma correta de servir: é necessário que a massa esteja inteira, em fios longos, para simbolizar a longevidade, assim como é preciso que a tigela seja virada antes de comer, já que a ação representa uma virada total da sorte.

3. Jornal esporádico

Na França, o dia 29 de fevereiro é responsável por levar os franceses as bancas em busca de um jornal humorístico lançado apenas nessa data: o “La Bougie du Sapeur”. 

Publicado pela primeira vez em 1980, o jornal tem como inspiração de seu título um antigo personagem francês de quadrinhos que nasceu nessa data e contando ao todo com 11 edições lançadas, é a publicação menos frequente já existente. 

4. Ladies Priviledge

Em Kildare, na Irlanda, a data corresponde ao "Ladies Priviledge" (o Dia do Privilégio das Mulheres), criado para que as mulheres tivessem a chance de se ajoelhar e pedir os homens que amavam em casamento. Conforme explicado pelo portal O Tempo, esse costume surgiu por volta do século V quando, até então, os homens eram os que tinham o dever de pedir as mulheres em casamento.

5. Presente permitido a cada quatro anos

Além da tradição de pedidos de casamento, há também a de presentes. Isso acontece no sudoeste da Alemanha, no Estado da Renânia-Palatinado, quando as garotas tem a chance de reproduzir o mesmo costume dos meninos: presentear a pessoa amada com uma pequena bétula decorada com fitas, colocada na porta da pessoa amada.

A vez dos meninos ocorre na véspera do Dia de Maio, que acontece na primeira segunda-feira de maio. Enquanto o dia 29 de fevereiro, corresponde a data em que as garotas tem a chance de deixar o agrado na porta daquele que têm o seu amor.