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Priorizou LE SSERAFIM? HYBE explica situação do debut do NewJeans

Em nova declaração, a HYBE refutou as acusações feitas por Min Hee Jin, CEO da ADOR, de que a empresa teria negligenciado o debut do NewJeans

Redação Publicado em 26/04/2024, às 12h14

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Logo da HYBE e integrantes do LE SSERAFIM e NewJeans - Divulgação/HYBE/Source Music/ADOR
Logo da HYBE e integrantes do LE SSERAFIM e NewJeans - Divulgação/HYBE/Source Music/ADOR

Na última quinta-feira, 25, Min Hee Jin, CEO da ADOR, declarou durante uma coletiva de imprensa para esclarecer a recente disputa contra a HYBE que o grupo empresarial teria tratado o debut do NewJeans com descaso, priorizando a estreia do LE SSERAFIM.

Segundo a empresária, a ideia inicial era de que o NewJeans debutasse como o primeiro girlgroup da HYBE, com a carreira agenciada pela Source Music. Contudo, houve uma mudança de planos, fazendo com que o novo grupo feminino fosse centrado em Sakura e Chaewon, ex-integrantes do IZ*ONE que haviam recém assinado um contrato com a empresa.

Min Hee Jin afirma que o fato fez com que ela se sentisse traída pela HYBE, após a empresa não cumprir a promessa sobre a estreia do NewJeans. Assim, a CEO revela que, para realizar o debut do grupo quanto antes, decidiu criar a ADOR, porém, acabou sendo ordenada pelo CEO da HYBE, Park Ji Won, que não promovesse o NewJeans até a estreia do LE SSERAFIM.

“Park Ji Won [CEO da HYBE] me pediu para não promover NewJeans até que LE SSERAFIM fizesse sua estreia. Eu perguntei por quê, e ele disse que precisávamos fazer o público pensar que LE SSERAFIM é o grupo feminino de Min Hee Jin. Que precisávamos que o público se confundisse entre os dois. Você acha que isso faz sentido? Por que eles são tão bandidos? Já acolhi as meninas. Não posso desistir da estreia delas. Então, o que eu deveria ter feito? Revidar? Eu apenas pensei comigo mesmo ‘ok, tudo bem, mesmo que vocês tentem criar distúrbios para mim, eu só tenho que fazer bem o que puder’. Então recebi alguns boicotes para me impedir de promover o NewJeans”.

Agora, nesta sexta-feira, 26, a HYBE emitiu um comunicado detalhado refutando todas as acusações feitas por Min Hee Jin em sua coletiva de imprensa. Na nota, também é possível ver a explicação da empresa em relação ao caso dos debuts de ambos girlgroups. Confira!

“5. Em relação à alegação de que prometemos estrear [NewJeans] como o primeiro grupo feminino de [HYBE]

Esta é uma parte que já respondemos detalhadamente no e-mail enviado a CEO Min em 22 de abril. Suspeitamos que a razão pela qual a CEO Min afirma que não recebeu um e-mail é porque ela não pode fazer afirmações tão provocativas, mas falsas, se tiver lido o e-mail. Enviamos uma resposta detalhada conforme abaixo:

‘A CEO Min está fazendo afirmações falsas com base em sua própria forma distorcida de interpretação sobre o processo de separação da SOURCE MUSIC. A razão pela qual o NewJeans não pôde estrear como o primeiro grupo feminino do HYBE não é porque a HYBE não cumpriu a nossa promessa. Na época, você insistiu fortemente que iria estrear [NewJeans] sob sua própria gravadora, enquanto solicitava a formação de uma equipe da qual você teria todas as responsabilidades. HYBE respeitou sua opinião e transferiu as membros para ADOR apesar da oposição da SOURCE MUSIC e forneceu uma grande quantia de fundos no valor de 16 bilhões de won (aproximadamente US$ 11,6 milhões) para que o NewJeans pudesse estrear da maneira que você queria. Nesse processo, o cronograma de estreia do NewJeans não poderia deixar de ser adiado independente da intenção da HYBE devido à divisão da empresa e transferência de contratos.

Além disso, você mesmo já revelou esse processo antes. Em entrevista a um meio de comunicação publicada em 24 de março de 2022, você mencionou diretamente que o projeto do grupo feminino prosseguirá de acordo com seu plano e que o lançamento será no terceiro trimestre de 2022. Você ainda comentou: 'Uma estreia apressada só pode ser um grande fardo para os jovens membros. Não quero que todos se sintam apressados, então defini o terceiro trimestre de 2022 como o horário de lançamento.'.

6. Quanto à alegação de que lhe disseram para não promover NewJeans na estreia

Devido à disputa de R&R (papéis e responsabilidades) entre a SOURCE MUSIC e a CEO Min, a programação de estreia do NewJeans foi adiada e LE SSERAFIM da SOURCE MUSIC estreou primeiro. Como não houve tempo adequado para as promoções dos dois grupos porque suas agendas de estreia se sucederam imediatamente, foi decidido que seriam definidos períodos promocionais mínimos. Além disso, no caso de Sakura, membro do LE SSERAFIM, artigos sobre sua ‘transferência para HYBE’ já haviam sido publicados antes mesmo de ela assinar um contrato com HYBE. Em meio a essa situação, se promovêssemos o grupo de estreia da ADOR como ‘um time composto apenas por novatos’, haveriam preocupações sobre o fato de Sakura ter ingressado no SOURCE MUSIC, bem como as informações sobre a composição dos membros do NewJeans seriam expostas. Fizemos esse pedido para proteger o valor noticioso de ambas as equipes e, mesmo assim, encurtamos o período no meio e começamos a promover o NewJeans antecipadamente.

A respeito disso, também incluímos nossa resposta no e-mail da seguinte forma:

‘Além disso, o momento em que a entrevista da CEO Min [com um meio de comunicação] ocorreu foi dois meses antes da estreia de LE SSERAFIM (22 de maio de 2022), então pode-se reconhecer que você já teve tempo de sobra para promover sua nova garota grupo.

Sua afirmação difere muito da percepção dos membros da equipe que sabem quanto apoio total e compromisso a SOURCE MUSIC e a HYBE forneceram para o sucesso do ADOR’.

7. Quanto à alegação de que a HYBE está negligenciando a promoção apenas do NewJeans

Já respondemos detalhadamente a essa reclamação na resposta ao e-mail que ela enviou.

‘A Organização de Comunicação HYBE está envidando todos os esforços para a promoção da NewJeans. No ano passado, 273 comunicados de imprensa foram escritos e distribuídos apenas para o NewJeans. Comparado com os 659 comunicados de imprensa da BIGHIT MUSIC, que operava um total de oito equipes, incluindo o BTS como grupo e individualmente, e 365 comunicados de imprensa da PLEDIS Entertainment, que operava quatro equipes, incluindo SEVENTEEN, é difícil afirmar que 'nós negligenciamos apenas a promoção do NewJeans'. Nosso PR está promovendo todas as gravadoras e artistas sem discriminação e fazendo o melhor para promovê-los’.

[...]

12. Por que durante o período de comeback…? Em relação à alegação de que a HYBE não valoriza o NewJeans

O lado que começou a atacar a empresa por e-mail na época do comeback do NewJeans é o lado da CEO Min. Os registros obtidos por meio de análise forense incluem instruções da CEO Min desde abril para se preparar para uma batalha de opinião pública, juntamente com registros de criação de ruído para atormentar a empresa. Questionamos se eles achavam que a empresa aceitaria um pedido de compensação que chegava a ser irracional se pressionassem a empresa neste momento.

O lado da CEO Min é quem realmente ameaça a empresa usando o artista como refém. Se o pedido de indenização for aceito, está bom, caso contrário, pretendem usar isso como pretexto para encerrar o relacionamento.

Ao longo dos anos, nossa empresa atendeu e se comprometeu com os repetidos pedidos da CEO Min. Porém, desta vez percebemos que essas solicitações fazem parte do chamado processo de ‘construção’ para assumir a gestão, e não tivemos escolha a não ser realizar uma auditoria para proteger o valor da multimarca, independentemente do momento. A razão pela qual também solicitamos que ela não mencionasse o artista em coletivas de imprensa e entrevistas é porque valorizamos o valor do artista”.