Recreio
Planetário / Curiosidade

Veja tudo que é necessário fazer para se tornar um astronauta

A primeira coisa muito importante é estudar bastante diversas matérias

Maria Carolina Cristianini Publicado em 29/10/2021, às 10h39 - Atualizado às 11h41

Veja tudo que é necessário fazer para se tornar um astronauta - Divulgação
Veja tudo que é necessário fazer para se tornar um astronauta - Divulgação

Para ser um astronauta, estudar muito é fundamental. Depois de se formar no ensino médio, você deve fazer faculdade na área de exatas (como engenharia) ou biológicas (como medicina) e saber falar inglês muito bem. Ainda é preciso ter ao menos um mestrado (curso que se faz após a faculdade).

Com tudo isso, é hora de passar por um processo de seleção na Agência Espacial Brasileira e ser aceito para realizar treinamento numa outra agência espacial, como a NASA, dos Estados Unidos, que será responsável por levá-lo ao espaço.

Para ser selecionado para o treinamento, conta pontos se você já tiver feito cursos de mergulho e pilotagem, por exemplo.

Mesmo depois de tanto estudo, o preparo ainda não acabou! Treinamentos como o da NASA têm duração, em geral, de dois anos e incluem aulas teóricas e práticas dos seguintes temas: sistemas de voo e de espaçonaves, geologia, astronomia, medicina, paraquedismo, oceanografia, biologia, entre outros, conforme a missão.

Todo astronauta precisa estar bem com a própria saúde. Afinal, no espaço, eles enfrentam condições muito diferentes das encontradas na Terra. Antes de encarar uma viagem para fora da Terra, também existe uma preparação psicológica. E o organismo passa por testes aquáticos, com pouca gravidade e simulações do ambiente das naves espaciais.

Equipamentos de astronauta
Todo astronauta sabe direitinho o que cada um desses objetos (às vezes gigantescos) quer dizer:

Estação espacial: estrutura onde astronautas permanecem por longos períodos fazendo pesquisas.

Foguete: veículo que lança uma nave para o espaço, escapando da gravidade terrestre.

Ônibus espacial: nave capaz de ir ao espaço, com a ajuda de um foguete, retornar à Terra e ser usada novamente (antes dos ônibus, as naves só faziam uma viagem).

Satélite artificial: faz transmissão de dados para a Terra, incluindo sinais de TV e de GPS.

Sonda: nave não tripulada usada para explorar o Universo, como outros planetas.

Telescópio: instrumento que serve para observar objetos distantes, como estrelas e planetas.

Consultoria: Amaury A. de Almeida (professor do Departamento de Astronomia da USPO) e Thais Russomano (Coordenadora do Centro de Microgravidade/FENG-PUCRS).