Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Úrsula

Zezé Motta relembra como foi dublar Úrsula em 'A Pequena Sereia'

A atriz e cantora brasileira deu vida a Úrsula na dublagem nacional; entenda os detalhes desse trabalho!

Izabela Queiroz Publicado em 30/03/2023, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zezé Motta em entrevista a série 'Cada voz' do Itaú Cultural e cena de Úrsula em ‘A Pequena Sereia' - Reprodução/ Youtube/ Itaú Cultural/ Disney
Zezé Motta em entrevista a série 'Cada voz' do Itaú Cultural e cena de Úrsula em ‘A Pequena Sereia' - Reprodução/ Youtube/ Itaú Cultural/ Disney

Apresentada em ‘A Pequena Sereia' na animação de 1989, Úrsula é a bruxa do mar que firma um trato com Ariel, após a jovem e sonhadora princesa se apaixonar por um humano e adquirir o desejo de viver na superfície. O acordo é feito, mas a vilã só tem um objetivo, e ele não envolve ajudar a menina, mas sim, destronar o Rei Tritão e retornar à realeza como a grande rainha dos oceanos.

Ainda que seja má, a personagem se tornou uma das antagonistas mais adoradas da Disney, integrando a lista dos principais vilões da Casa do Mickey, visto que o humor irreverente que possui, combinado com a maldade que a faz não poupar esforços para cobrar sua parte dos contratos, conquistaram os corações de diversos fãs ao redor do globo.

No entanto, o que poucos podem saber, é que para a personagem ganhar vida nas telas, houveram grandes nomes que inspiraram a sua criação, ou ainda, que participaram ativamente no desenvolvimento da vilã, como é o caso de Zezé Motta, atriz e cantora brasileira, que deu voz a personagem na dublagem nacional.

O trabalho foi relembrado por Zezé em um post no Instagram, onde, enquanto detalhava como foi assistir a estreia e acompanhar as primeiras reações a dublagem da vilã, a artista afirmou que ter contribuído para a chegada de Úrsula aos cinemas do Brasil, se tornou um dos feitos "mais importantes" de sua carreira.

Quando o filme estreou fui ao cinema supercuriosa para ver como tinha ficado e levei minha afilhada Nina Moreno comigo. Lembro que, antes do filme terminar, eu virei para Nina e falei para gente ir logo embora, estava com medo da criançada reconhecer minha voz e estranharem, de ser odiada, ficarem com medo de mim, sei lá, por ser a vilã", revelou Zezé.

Ainda assim, antes de deixar o cinema, a artista foi surpreendida. "Só que aí a gente indo discretamente embora e antes do filme acabar, minha afilhada pede pra ir ao banheiro e lá fui eu com ela... Simplesmente quando abri a boca uma das meninas apontou pra mim e disse: 'olha a Úrsula, é ela!'. E aí vieram todos me abraçar e pedir para tirar fotos comigo, meu medo que eles me odiassem logo passou", detalhou a atriz.

Vale lembrar que na dublagem original, Pat Carroll é a responsável por dublar Úrsula. A atriz acumula indicações aos prêmios Emmy, Drama Desk e Grammy Awards, e voltou a dar voz a vilã em "Os Vilões da Disney", filme de 2001, em que os maiores antagonistas do estúdio se reunem para dominar A Casa do Mickey e tranformá-la na Casa dos Vilões.

Além delas, é quase impossível falar de Úrsula sem mencionar Divine, a drag queen que inspirou o icônico visual da vilã. Divine, inclusive, deveria ser dubladora oficial de Úrsula, mas, infelizmente, Glenn Milstead, responsável por dar vida à artista, acabou falecendo por insuficiência cardíaca antes de receber o convite, como explica uma matéria no site oficial da Disney.

Por fim, na versão que adaptada do conto escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen em 1837 para o formato live-action, a vilã será vivida pela atriz Melissa McCarthy. A personagem teve sua primeiras aparições reveladas no trailer oficial da produção. Relembre

'A Pequena Sereia' deve chegar aos cinemas em 26 de maio.