Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Warner explica mapa que causou banimento de "Barbie" no Vietnã: "era um desenho infantil"

Depois da repercussão sobre o banimento do live-action da Barbie no Vietnã, a Warner Bros. se pronunciou sobre o caso

Redação Publicado em 07/07/2023, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margot Robbie como Barbie no live-action - Reprodução/ Warner Bros.
Margot Robbie como Barbie no live-action - Reprodução/ Warner Bros.

Depois do live-action da Barbie ter sido expulso do Vietnã por conta de uma cena, onde aparece uma reprodução fictícia do mapa-múndi, a Warner Bros. Discovery se manifestou sobre o ocorrido. Um Porta-voz da empresa disse à Variety (via Omelete):

O mapa em Barbie Land é um desenho infantil feita de giz de cera. Os rabiscos retratam a jornada fictícia da Barbie da Terra da Barbie para o ‘mundo real’. Não foi intenção passar nenhum tido de mensagem”.

O banimento do filme em território vietnamita se deve por conta da cena em que existe um mapa, e a representação da Ásia inclui a controversa “linha das noves raias”, que é uma demarcação territorial imposta desde meados do século XX pelo governo chinês. Essa determinação garante que parte do mar da China meridional, que inclui algumas regiões próximas ao litoral do país como o Vietnã e várias ilhas, pertença ao território chinês.

Cena do live-action da Barbie com o mapa múndi com a 'linha das noves raias'
Cena do live-action da Barbie com o mapa múndi com a 'linha das noves raias' - Créditos: Reprodução/ Warner Bros.

O Vietnã contesta essa demarcação e não é o único país a fazer isso. Os governos de Taiwan, Malásia, Filipinas e Brunei também estão de acordo de que a China não tem nenhum domínio sobre seus territórios. Em 2016, o Tribunal de Haia determinou que não existe nenhuma base legal para o governo chinês reivindicar esses territórios demarcados por ele. Até os dias de hoje, a China se recusa a reconhecer tal decisão.

Mas “Barbie” não é o primeiro filme hollywoodiano que não será exibido no Vietña. Outros filmes, que também mostraram a “linha das noves raias” durante alguma cena, também foram banidos do país, como o filme “Uncharted” (2022) estrelado por Tom Holland e a animação da DreamWorks “Abominável” (2019).

O live-action da boneca mais famosa do mundo chega aos cinemas brasileiros no dia 20, e será estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que viverão as versões tradicionais da Barbie e do Ken. O longa conta com a direção de Greta Gerwing, que assinou o roteiro ao lado de Noah Baumbahc. Além dos protagonistas, o elenco da produção conta com vários nomes de peso, como Will Ferrell, Nicola Coughlan, Simu Liu, Issa Rae, Emma Mackey, John Cena, Dua Lipa, Kate McKinnon, America Ferrerra e Helen Mirren. Relembre o trailer!