Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Wandinha

Wandinha: Quais são as referências da dança no baile Rave’N?

A coreografia criada por Jenna Ortega em 'Wandinha' teve inspirações em diversos ícones do mundo pop; descubra quais!

Izabela Queiroz Publicado em 07/12/2022, às 18h13 - Atualizado em 14/12/2022, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Wandinha' vista no quarto episódio da 1ª temporada intitulado “Woe, What a Night” - Divulgação/ Netflix
Cena de 'Wandinha' vista no quarto episódio da 1ª temporada intitulado “Woe, What a Night” - Divulgação/ Netflix

Apresentando Jenna Ortega como a intérprete de Wandinha, a série homônima presente no catálogo da Netflix trouxe para a atriz diversos desafios, visto que, para que ela pudesse dar vida a filha mais velha da Família Addams, foi necessário que Ortega realizasse aulas de violoncelo, esgrima, tiro com arco e alemão, além de ter praticado canoagem e também se esforçado para não piscar enquanto interpretava a curiosa personagem.

Além de todo esse esforço, a estrela de ‘Panico 5’ revelou que ela própria coreografou a icônica dança do baile Rave’N no quarto episódio da 1ª temporada intitulado “Woe, What a Night”, onde a jovem trevosa arrisca passos de dança excêntricos ao som de “Goo Goo Muck”, música do The Cramps, lançada nos anos 80. Os movimentos viralizaram nas redes sociais.

No entanto, para que a coreografia ficasse pronta em apenas dois dias, Jenna contou através de uma publicação no Twitter que se inspirou em diversos momentos icônicos do mundo pop. Por isso, separamos abaixo as referências usadas para a dança que se tornou viral no TikTok. Veja!

1. A Família Addams

É claro que as antigas representações de Wandinha nas telinhas não podiam ficar de fora, por isso, os passos de Lisa Loring, a intérprete da personagem na década de 60 vista na série de TV “A Família Addams” foram mencionados na lista de responsáveis por ajudarem na construção da coreografia de Ortega.


2. Charity, meu amor

Avançando um pouco no tempo, os passos de dança criados por Bob Fosse para o filme e musical ‘Charity, meu amor’, lançado em 1969, se tornaram um dos grandes modelos para a dança vista na série. Os movimentos podem ser vistos na performance da música “The Rich Man's Frug” da Orquestra Sinfônica Nacional. Assista abaixo!


3. Siouxsie Sioux

Considerado um dos pioneiros do pós-punk, a banda londrina Siouxsie and the Banshees foi mencionada pela atriz como um de seus principais exemplos. Isso porque, a vocalista do grupo que nasceu em 1976, Siouxsie Sioux, teve seus trejeitos e movimentos replicados por Jenna na cena.


4. Denis Lavant

Além das referências dos anos 60 e 70, a atriz se inspirou também em um dos atores de um filme francês de 1999. O longa “Bom Trabalho” mostra Denis Lavant ensaiando uma coreografia ao som de The Rhythm of The Night” do Corona. Veja!


5. Lene Lovich

A próxima da lista é Lene Lovich. A cantora norte-americana que é dona do hit “Lucky Number”, lançado em 1978, teve seu jeitinho único referenciado por Jenna na cena do baile da escola e coincidentemente, no clipe da canção mencionada, Lovich usa duas tranças, assim como a adorada Wandinha. Veja!

O que a coreografia e a música querem dizer?

A dança de Wandinha é observada sob o som de “Goo Goo Muck”, que em português pode ser traduzida para “O animal assustador”. A música fala sobre um temível monstro adolescente que, nesse caso, poderia ser o próprio Tyler, já que ele mata normies e párias em Jericó à noite.

Ainda assim, como essa é a única canção que Wandinha se anima em dançar na pista, a letra da música pode ser interpretada para simbolizar a personalidade e o gosto musical da personagem, já que os trechos podem ser usados para descrever adolescentes góticos que preferem sair pela noite e assustar outras pessoas por aí.