Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Pequena Sereia

Úrsula não seria um polvo em 'A Pequena Sereia'; descubra qual era a versão original!

Mais dois animais marinhos foram cogitados para representar a Bruxa do Mar em 'A Pequena Sereia'

Izabela Queiroz Publicado em 03/04/2023, às 16h55 - Atualizado em 10/04/2023, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Úrsula, em cena de ‘A Pequena Sereia’ - Reprodução/ Disney
Úrsula, em cena de ‘A Pequena Sereia’ - Reprodução/ Disney

Apresentada no conto original de "A Pequena Sereia", escrito pelo dinamarquêsHans Christian Andersen em 1837, e retrada nas grande telas pela primeira vez na animação da Disney lançada em 1989, uma das antagonistas mais tenebrosas de toda a história das animações é Úrsula, a bruxa do mar que utiliza seus feitiços e tratos desonestos para conseguir o que quer.

Na versão animada da história, a personagem surge "essencialmente [como] uma mistura de Bea Arthur, personagem de 'Dynasty', de Joan Collins, de Divine e um polvo", conforme afirmaram os diretores do filme, John Musker e Ron Clements em entrevista concedida ao portal Huffpost em 2014, mas o que poucos sabem, é que a personagem poderia ser representada por um animal marinho muito diferente.

Nada de polvo

Isso porque, no mesmo bate-papo, Musker revelou que Úrsula passou por algumas adaptações até chegar ao seu icônico visual, visto que antes disso, ela já tinha sido descrita como um venenoso peixe-leão, e ainda, como a grande arraia manta, que de acordo com o portal Mantas do Brasil, é um animal que pode chegar a oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.

Ursula começou de formas diferentes", disse Musker. "Em um ponto ela era um peixe leão, uma arraia manta e um polvo, e quando ela ganhou vida, foi legal ver como eles poderiam usar seus tentáculos para interpretar a vilã."

A escolha não poderia ser mais certeira, afinal, os polvos, além de serem descritos pelos cientistas como um dos animais mais inteligentes do mundo, também podem mudar a cor e a textura da pele para evitar os predadores, tanto é que uma de suas espécies, o polvo-imitador, pode ter caractéristicas próprias como sua forma, movimentos e comportamento, para que se pareça com outras 15 espécies de animais marinhos, conforme afirma a BBC.

As ações dos polvos podem ser simbolizadas por Úrsula através de suas transformações, visto que além da forma humana, ela cresce de forma absurda na batalha final do longa, assim como também é possível notar a inteligência do animal em suas táticas para fazer com que os tratos sejam firmados.

MAIS SOBRE A CRIAÇÃO DE ÚRSULA

A grande inspiração por trás do visual de Úrsula foi a drag queen Divine. A persona, que era vivida pelo ator Harris Glenn Milstead, foi sugerida pelo chefe do departamento de música Howard Ashman, que de acordo com informações publicadas pelo Huffpost, conhecia Divine por meio dos filmes de John Waters que começaram a surgir na década de 60.

Nós a descrevemos como vampira e exagerada, e ele disse, 'Ah, sim, ela é como Joan Collins'”, disse Clements. "Então, quando escrevemos nosso roteiro, John estava imaginando Bea Arthur e eu estava imaginando Joan."

O responsável por criar o visual foi o animador Rob Minkoff, que na época, desenhou a vilã de forma um tanto quanto diferente da que chegou às telonas ao fim dos anos 80, já que ela usava maquiagens marcantes nos olhos, muitas joias, um moicano rosa e uma cauda de  tubarão no lugar de seus clássicos tentáculos, como revela o portal Gente do IG.

Além disso, Divine deveria ser a voz oficial da vilã, mas Glenn Milstead, acabou falecendo por insuficiência cardíaca antes de receber o convite, assim, a atriz Pat Carroll ficou responsável por esse feito, conforme dito pelo site oficial da Disney.

Vale lembrar também que a antagonista deve ganhar sua versão em carne e osso em breve, visto que o live-action de 'A Pequena Sereia' deve chegar aos cinemas em 26 de maio, apresentando a atriz Melissa McCarthy no papel da vilã. Relembre o trailer!