Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Uma década no k-pop: Apenas 4 grupos que debutaram em 2013 não deram disband

Conheça os grupos de k-pop que debutaram em 2013 e permanecem juntos

Redação Publicado em 09/05/2023, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Concept photo do BTS para seu álbum de debut '2 Cool 4 Skool' - Divulgação/BigHit Music
Concept photo do BTS para seu álbum de debut '2 Cool 4 Skool' - Divulgação/BigHit Music

Há 10 anos, a terceira geração do k-pop estava em seu início, e o pop sul-coreano dava seus primeiros passos para seu sucesso mundial. Em 2013, mais de 40 grupos realizaram o seu tão aguardado debut, no entanto, uma década depois, apenas quatro ainda não deram disband — ou pelo menos nunca chegaram a anunciar o fim de suas formações. Confira quais são!

1. AlphaBAT

O AlphaBAT, na realidade, debutou pela primeira vez em 2012 na YUB Entertainment como um duo, composto por Kyumin e Selin. Porém, ambos saíram da empresa no mesmo ano, e Selin decidiu reformular o grupo na agência Simtong Entertainment.

Dessa forma, o boygroup re-debutou em 2013 com nove membros. Atualmente, apenas três continuam na formação: B:eta, G:amma, e L:ambda. Contudo, o AlphaBAT está em hiato para que os membros finalizem o serviço militar obrigatório. Seu último lançamento aconteceu em 2020 com a música "불러본다(Again)".


2. Boys Republic

Composto por Onejunn, Sunwoo, Sungjun, Minsu e Suwoong, o Boys Republic foi formado pela Universal Music Group, no entanto, estão sem realizar nenhum lançamento desde o ano de 2018, quando divulgaram a faixa ‘별(You're my)’.

Desde então, o grupo anunciou que entraria em um hiato por tempo indeterminado, no entanto, nunca anunciou um disband oficial. Não existem informações sobre uma possível reunião dos integrantes.


3. Ladies' Code

Sendo o único girlgroup da lista, o Ladies’ Code debutou pela Polaris Entertainment com cinco membros: RiSe, Ashley, EunB, Sojung e Zuny. No entanto, no ano de 2014, o grupo se envolveu em um sério acidente de carro, que tirou a vida das integrantes RiSe e EunB.

Apesar da tragédia, o grupo continua como um trio até hoje. Após o fim de seus contratos com a Polaris, Ashley, Sojung e Zuny anunciaram que entrariam em um hiato indefinido para que cada uma tivesse a chance de focar em suas carreiras solo, porém, nunca declararam o fim da formação. Seu último lançamento aconteceu em 2019, com o álbum “CODE#03 SET ME FREE”.


4. BTS

Entre todos da lista, o BTS é o que mais se manteve ativo. Formado por RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, o grupo debutou pela BigHit Music com o álbum ‘2 Cool 4 Skool’ e, desde então, já lançou uma lista incontável de hits, incluindo “Dynamite”, “Dope”, “DNA”, “IDOL”, “Butter”, “Blood, Sweat & Tears”, “ON” e muito mais.

Hoje, o grupo se encontra em hiato até o ano de 2025 para que os membros possam realizar o serviço militar obrigatório. Por enquanto, apenas Jin e J-Hope já se alistaram no exército. Os outros integrantes deverão se unir às forças armadas de acordo com seus planejamentos pessoais.