Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mônica

Turma da Mônica: Por que a Dona da Rua possui dois aniversários?

Descubra o motivo pelo qual Mônica comemora seu dia em duas datas diferentes

Izabela Queiroz Publicado em 21/03/2023, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções
Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

Vindo ao mundo em 21 de março, Mônica, uma das personagens de Mauricio de Sousa, faz aniversário nesta terça-feira, 21. A data que surgiu nos quadrinhos para simbolizar o nascimento da personagem, já existe há seis décadas, assim, a Dona da Rua completa 60 anos com 7 anos de idade. Veja o post de celebração!

No entanto, o que alguns podem não saber, é que Mônica possui dois aniversários, sendo a segunda data comemorada em 3 de março. Ficou curioso em descobrir o motivo, a RECREIO te conta logo abaixo!

O segundo aniversário de Mônica

Além da celebração da data em que Mônica nasceu como filha de Seu Souza e Dona Luísa, a personagem também possui uma segunda data para celebrar sua vinda ao mundo. Mas essa, é relacionada a sua criação como personagem.

Isso porque, Mônica teve sua primeira aparição oficial em uma tirinha do Cebolinha publicada na Ilustrada da Folha em 3 de março de 1963, onde dá a sua primeira coelhada. Na cena, a garota não possui nenhuma fala, mas aparece junto de seu inseparável coelhinho Sansão — que na época não possuía nome —. Veja!

O surgimento da personagem foi ainda em preto e branco, mas ganhou cores alguns meses depois com a criação da Folhinha, em setembro daquele mesmo ano, onde Mônica surgiu com seu clássico vestidinho vermelho.

Curiosidade: Conforme revela a Folhinha, a personagem deu as caras ainda antes em uma ilustração da capa da Folha em 11 de fevereiro de 1963, no entanto, não é considerada a estreia oficial do personagem, por um pequeno e importante detalhe apontado por Mauricio de Sousa: “Ela apareceu em fevereiro, mas a primeira coelhada é a que conta”.

A criação de Mônica

Antes da baixinha favorita dos quadrinhos surgir, já existiam Cebolinha, Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Chico Bento, sendo assim, Mônica foi a primeira personagem feminina de Mauricio, e para criá-la, o cartunista se inspirou em Mônica Spada e Sousa, sua própria filha.

Como foi a primeira menina da turma, demorei quase um ano para desenvolvê-la. Não sabia como uma mulher pensava e me inspirei em minha filha”, revelou o cartunista a Folhinha.

Vale mencionar também, que Mônica e toda a turminha do Limoeiro permaneceram retratadas somente nas tirinhas de jornal até 1970, quando o primeiro gibi foi lançado em maio daquele ano pela editora Abril, sob o título “Mônica e Sua Turma”.