Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Suga do BTS conquista marco histórico na Billboard com "D-DAY"

O novo álbum solo de Suga, "D-DAY", foi lançado em 21 de abril de 2023

Redação Publicado em 02/05/2023, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suga em concept photos de 'Being' para 'D-DAY' - Divulgação/ BIGHIT
Suga em concept photos de 'Being' para 'D-DAY' - Divulgação/ BIGHIT

Com a divulgação de seu novo álbum solo intitulado "D-DAY" em 21 de abril deste ano, Suga, do BTS, conquistou um marco histórico na Billboard ao se tornar o primeiro artista de K-pop na história a alcançar o primeiro lugar na parada Top Rap Albums. 

Mais conquistas

Além disso, o álbum liderou os charts World Albums, Top Album Sales e Top Current Album Sales, assim como entrou para a parada Top 200 Albums ocupando a segunda posição, feito que havia sido conquistado antes também por seu colega de grupo, Jimin, no mês passado, com seu álbum de debut "FACE", o que fez com que seu disco se tornasse então, o segundo álbum solo de um artista coreano a atingir a classificação na Billboard.

Outro feito que vale ser destacado, é que Suga se tornou o primeiro solista coreano a conseguir mais de um álbum no Top 20, visto que além de “D-DAY”, em 2020 a mixtape “D-2” ocupou o 11º lugar no chart. 

O novo álbum, segundo a Luminate (via Soompi), gerou 140.000 cópias durante a semana encerrada em 27 de abril, fazendo com que ele se tornasse o disco mais vendido da semana e a quarta maior semana de vendas de qualquer álbum nos Estados Unidos em 2023, já que 122.000 dessas unidades foram de vendas tradicionais de álbuns.

Para fechar o número, houveram também 12.500 cópias do álbum equivalente a streaming (SEA), o que significa que o disco acumulou 17,9 milhões de streams de áudio sob demanda ao longo da semana. Assim como, 5.500 foram equivalentes a faixa (TEA) em sua primeira semana.

Enquanto isso, a faixa-título de Suga, “Haegeum”, se tornou a quarta música do idol a entrar na parada Hot 100 da Billboard ao alcançar o 58º lugar. Antes dela, o idol já havia emplacado ‘Daechwita’ na posição 76, a colaboração com Juice Wrld ‘Girl of My Dreams’ em 29º lugar, e o feat com PSY ‘That That’ na posição 80 do chart.

Se você achou que os feitos haviam acabado, achou errado! Suga também ampliou seu recorde para o maior número de entradas na parada de vendas de canções digitais da Billboard de qualquer solista de K-pop, já que com exceção de ‘People Pt.2’, que estreou em primeiro lugar na parada no mês passado, todas as faixas de "D-DAY" chegaram ao Top 30 da Billboard. Veja:

  • 1ª posição: "HUH ?!" (feat J-Hope ) 
  • 8ª posição: “AMYGDALA” 
  • 12ª posição: “Snooze” (feat Ryuichi Sakamoto e The Rose's Woosung) 
  • 13ª posição: “D-Day” 
  • 15ª posição: “Life Goes On ” 
  • 19ª posição: “SDL” 
  • 20ª posição: “Polar Night” 
  • 24ª posição:“Interlude
  • 26ª posição: “Dawn”

Os 10 primeiros lugares no gráfico World Digital Song Sales também foram de Suga. Isso porque, “Haegeum” estreou em primeiro lugar, “HUH ?!” no nº 3, "AMYGDALA" na 5ª oisição, "Snooze" no 6º lugar, "D-DAY" no nº 7, "Life Goes On" no nº 8, "SDL" no nº 9 e "Polar Night" em 10º lugar. Assim, como as da parada de Rap Digital Song Sales, onde “Haegeum” entrou em primeiro lugar, seguido por “HUH?!” na 2ª posição, "Snooze" no nº 3, "D-Day" no nº 4, "SDL" no nº 6 e "Polar Night" no nº 7.

Por fim, Suga também voltou para a Billboard's Artist 100 ocupando o 3º lugar sob o nome de Agust D, tornando-o o segundo solista de K-pop com maior sucesso na história, já que o primeiro lugar pertence a Jimin, também membro do BTS, que conquistou o topo no mês passado.