Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quem foi a primeira vilã da Disney?

As produções da Disney sempre contam com vilões inesquecíveis

Redação Publicado em 08/02/2023, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cruella, Úrsula e Rainha Má, vilãs da Disney - Divulgação/Disney
Cruella, Úrsula e Rainha Má, vilãs da Disney - Divulgação/Disney

As produções da Disney sempre trazem personagens inesquecíveis para o público, podendo citar entre eles as princesas Branca de Neve, Ariel e Bela Adormecida. Mas, apesar de estrelarem a parte boa das tramas, os vilões também fazem história nos longas da produtora. 

Isso porque, os filmes da Disney já retrataram inúmeros antagonistas que também nunca saíram da mente do público. Entre eles podemos citar Úrsula, a vilã de ‘A Pequena Sereia’, Malévola, de ‘A Bela Adormecida’, Capitão Gancho, do longa ‘Peter Pan’, e outros. Mas você sabe quem foi a primeira vilã da Disney? 

A RECREIO foi atrás dessa informação. Confira abaixo: 

A primeira vilã 

Em 1937, junto com o lançamento de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, a Disney ganhou sua primeira vilã, a Rainha Má, ou Rainha Grimhilde.

Rainha Má
Rainha Má. /Crédito: Divulgação/Disney

Grimhilde era a madrasta da personagem título, Branca de Neve, e durante a trama, tentou derrotar Branca de diversas maneiras. Uma das razões de tentar acabar com a princesa era que a rainha se sentia ameaçada devido à beleza exuberante da jovem, tendo em vista que a Má era obcecada em ser a mulher mais bonita do reino. 

Uma das táticas que a rainha então usou para eliminar a enteada do reino foi ordenar a um caçador que arrancasse o coração da jovem. Após a tentativa falha do ordenado, a própria Grimhilde resolveu acabar com a vida de Branca.

Vale lembrar que ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ foi o primeiro filme de animação feito pela Disney, e se tornou um marco na história da produtora. 

Mais sobre ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ 

No documentário disponível no Disney+ intitulado ‘O Primeiro Longa-Metragem da Disney: A Criação de Branca de Neve e os Sete Anões’, uma equipe de pessoas envolvidas na produção, pesquisadores e historiadores comentam sobre a relevância do filme. 

Na produção, o historiador de cinema Brian Sibley comentou: "Branca de Neve é ​​a pedra angular porque, tudo o que se seguiu, todos os filmes de animação, as produções live-action, os parques temáticos, tudo o que a Disney fez depois disso foi baseado nesse filme". 

A animação ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ levou mais de quatro anos para ser produzido, e em sua equipe houve um envolvimento de cerca de 300 artistas

Outro fato curioso na animação é referente aos nomes dos sete anões. Faltando pouco menos de um ano para o lançamento do filme, os personagens que convivem com Branca de Neve ainda não possuíam nomes.

Referente a isso, o historiador Brian Sibley disse: “Um grande problema que Walt Disney teve foi escolher os nomes dos anões e quais personalidades ele poderia atribuir a eles”, e continuou: “Por muito tempo, Dunga foi simplesmente chamado de 'Sétimo'. Foi elaborada uma lista com dezenas de nomes que tinham potencial, mas apenas um punhado acabou no filme.” 

Apesar de todos os ocorridos, ‘Branca de Neve’ é uma produção bem sucedida e que passa de geração em geração.