Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Lin-Manuel Miranda

Quem é Lin-Manuel Miranda, o Hermes de “Percy Jackson e os Olimpianos”

Descubra quem é o artista por trás da atuação de Hermes de “Percy Jackson e os Olimpianos”: Lin-Manuel Miranda!

Redação Publicado em 17/01/2024, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lin-Manuel Miranda, como Hermes em “Percy Jackson e os Olimpianos” - Reprodução/ Disney+
Lin-Manuel Miranda, como Hermes em “Percy Jackson e os Olimpianos” - Reprodução/ Disney+

O mais novo episódio de “Percy Jackson e os Olimpianos”, produção inspirada na série de livros de mesmo nome escrita por Rick Riordan, foi responsável por apresentar um novo personagem da trama: o deus grego Hermes, interpretado por Lin-Manuel Miranda.

Mas, quem é Lin-Manuel Miranda?

Ator, compositor, dramaturgo, cantor, produtor e letrista, Lin-Manuel Miranda começou a construir seu nome nos palcos dos teatros, tendo como um de seus primeiros sucessos o musical "In the Heights", escrito na década de 90 enquanto ele cursava o segundo ano na Wesleyan University, mas que ganhou espaço na Broadway em 2008.

Isso porque, foi com esse título que ele ganhou sua primeira (de muitas) indicação Tony Awards, sendo a primeira nomeação para a categoria de Melhor Ator em Musical, já que, além de compor as canções, ele interpretou Usnavi, protagonista da história.

Logo após, Lin ganhou destaque em Hollywood, sendo convidado a fazer participações em séries de TV como “House”, “Sopranos” e “Modern Family”, além de ganhar papéis em filmes como “A Extraordinária Vida de Timothy Green”, longa que se tornou o responsável por sua estreia no cinema.

Ainda assim, o artista voltou as origens em 2015, quando “Hamilton” chegou aos palcos. A peça musical, que traz canções de Miranda, ganhou 11 Tony Awards e impulsionou ainda mais a carreira de Lin, visto que logo após, ele assinou a trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras”, onde a música "How Far I'll Go", foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 2017.

No ano seguinte, Miranda ganhou o seu primeiro grande papel nas telonas, ao dar vida a Jack em “O Retorno de Mary Poppins”, filme lançado em 2018, que traz Emily Blunt para interpretar a babá quase perfeita da Disney.

No entanto, esse foi só o começo. Lin pôde realizar sua estreia como diretor de longas-metragens em “Tick, Tick... Boom!”, musical lançado diretamente no catálogo da Netflix em 2021, trazendo o ator Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha) como o grande protagonista da trama.

Além disso, foi responsável pela trilha sonora de “Encanto” que concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora de 2022. Mais que isso, a canção “Dos Orugitas” também concorreu a estatueta de Melhor Música Original em 2022, sendo uma das oito faixas originais que ele compôs para o filme.

Vale lembrar ainda que Miranda também foi o produtor musical por trás da adaptação live-action de “A Pequena Sereia”, que chegou aos cinemas no ano passado, que incluiu as canções clássicas de Alan Menken e Howard Ashman ouvidas na animação 1989, assim como novas faixas escritas por ele para complementar a história.