Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quando surgiu a Jolie e quais os nomes de suas amigas?

Descubra respostas para as maiores dúvidas que rondam o universo dos cadernos Jolie, da Tilibra

Izabela Queiroz Publicado em 17/08/2023, às 13h41 - Atualizado em 10/10/2023, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem dos cadernos Jolie - Reprodução/ Tilibra
Personagem dos cadernos Jolie - Reprodução/ Tilibra

Sendo uma das grandes febres que aconteceram nos anos 2000, os cadernos "Jolie", da Tilibra, fizeram — e ainda fazem — parte da trajetória escolar de diversas crianças e jovens brasileiros, visto que é não é difícil encontrá-los nas prateleiras das papelarias ou na mochila dos colegas de classe, afinal, a estética romântica das bonecas é inesquecível e imensamente nostálgica para quem já viu.

No entanto, pouco se sabe sobre a criação das personagens que estampam não só cadernos, como também, adesivos, cartilhas, lápis, borrachas e mais. Tanto é, que o assunto ganhou força nas redes sociais quando o usuário @alcrsk compartilhou no Twitter uma imagem de uma das bonecas Jolie reforçando que a origem das adoráveis garotas é o “maior mistério da internet”. Veja!

A origem dos cadernos Jolie

A verdade, é que a Tilibra não trouxe a púbico muitas informações sobre as bonecas que sempre usam vestidos cor-de-rosa com laços, babados e rendas — estética que muito lembra o estilo de moda japonesa conhecido como “Lolita”. 

Desta forma, não há nenhuma fonte que especifique por quem as personagens Jolie foram criadas, ainda que, em alguns blogs, haja a afirmação de que a linha de cadernos Jolie surgiu em 2003, com foco no público feminino que tem como preferencia os visuais fofos e delicados das bonequinhas. 

Além disso, no site oficial da Tilibra, é possível descobrir o verdadeiro nome das personagens. Isso porque, as bonecas loiras, ruivas, morenas, asiáticas e negras não se chamam todas Jolie como está no imaginário popular, a verdade é que cada uma delas tem um nome próprio, e as iniciais formam a palavra Jolie (que em francês, quer dizer: bonita). Olha só:

  • Júlia 
  • Olívia
  • Laura
  • Isabela 
  • Elisa

Ainda assim, se engana quem pensa que as bonecas da Jolie não estiveram fora das papelarias. Em 2014 foi criado um portal para fãs da Jolie, como explica o portal Epgrupo. Intitulado Jolie Clube, o site que está fora do ar, tinha vídeos exclusivos, testes, tutoriais, uma parte dedicada ao blog, assim como outros conteúdos educativos voltados as crianças.

Mais que isso, elas também podem ser vistas em ação. Assim como Hello Kitty, Pucca e outras personagens que estampam cadernos, as bonecas também ganharam uma animação. Lançado em 2017, o desenho, que tem duas temporadas, está disponível no canal do YouTube do Jolie Clube. Assista o primeiro episódio!

E não acaba por aí! Em 2019, o Jolie Clube ganhou uma temporada de vídeos comandados pelas atrizes Bia Jordão (Cúmplices de um Resgate), Pietra Quintela (Aventuras de Poliana), Bella Chiang (Escola de Gênios) e a finalista do MasterChef Júnior, Ivana Coelho, que se reuniam para conversar sobre assuntos que rondam a vida das pré-adolescentes. O projeto ganhou uma segunda temporada em 2020.