Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Aladdin

Qual é a raça do Abu, de Aladdin?

Na realidade, eles são tão espertos quanto Abu. Conheça a raça que inspirou o personagem de Aladdin!

Redação Publicado em 30/08/2022, às 16h03 - Atualizado em 26/11/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Aladdin' (1992) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'Aladdin' (1992) - Reprodução/Disney

Se você já assistiu “Aladdin”, clássica animação da Disney, também deve ter ficado completamente apaixonado por Abu, o querido macaquinho que é o melhor amigo de Aladdin e sempre está ao seu lado, independente do que aconteça.

No filme animado, Abu é representado como um animal muito fiel e esperto, que está sempre atento a tudo — principalmente quando avista um objeto brilhante para poder roubá-lo. Mas, será que sua raça na vida real também possui essas características?

Abu da vida real

Fora da animação, Abu é um macaco da raça cebíneos, conhecidos popularmente no Brasil como Macaco-prego. Esses animais possuem diversas subespécies, sendo típicos das regiões da América Central e América do Sul, podendo ser encontrados em países como Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Suriname, na parte Amazônica da Venezuela e, possivelmente, na Colômbia.

Por aqui, eles vivem principalmente nas regiões norte, centro-oeste e em parte do nordeste, onde costumam habitar bosques e florestas. Os estados mais comuns em que eles podem viver são: Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará e Mato Grosso.

Assim como o melhor amigo de Aladdin, os Macacos-prego também são pequenos, muito inteligentes, não são tão pesados e possuem uma longa cauda. Sua pelagem é comprida e densa, com cores que variam entre marrom escuro, preto, vermelho e amarelo.

família de macaco-prego na árvore
Família de Macacos-prego / Crédito: Pixabay

Com uma expectativa de vida que pode ultrapassar os 50 anos, estes animais são considerados os únicos primadas do Novo Mundo que conseguem utilizar diferentes ferramentas que estão disponíveis na natureza para facilitar sua exploração. Além disso, eles são diurnos, e costumam viver em grupos que variam de cinco a 40 macacos.

De acordo com o Instituto Evandro Chagas, por serem ornívoros, sua alimentação é baseada em pequenos vertebrados, frutos, insetos e sementes. Já a sua reprodução é bem diferente da dos humanos. Uma gestação dura apenas 155 dias (aproximadamente 5 meses), nascendo apenas um filhote. Incrível, né?