Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas da Disney

Quais são os países e a época em que se passam os filmes das princesas da Disney?

Já se perguntou qual é o local e o ano exato em que ocorrem as histórias das princesas da Disney? A gente te conta!

Daniela Bazi Publicado em 19/02/2023, às 13h00 - Atualizado em 20/02/2023, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018) - Divulgação/Disney
Cena do filme WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018) - Divulgação/Disney

Os filmes das princesas da Disney ultrapassam gerações, e continuam até hoje conquistando o coração de famílias completas, em todas as partes do mundo. Cada uma das adoradas personagens possui suas próprias características, além de histórias completamente diferentes, em lugares e épocas diversas.

Com isso em mente, muitos fãs passaram a analisar detalhadamente todos os longas para descobrir o tempo e a localização exata em que ocorrem esses clássicos, e conseguiram resultados incríveis. Confira agora onde e quando se passam as tramas das princesas do Walt Disney Studios.

1. Branca de Neve

O primeiro longa-metragem de toda a história da Disney também é aquele que introduziu o universo das princesas ao mundo. Branca de Neve se passa por volta dos anos de 1500 e 1550, na Alemanha.

disney
Crédito: Divulgação/Disney

2. Cinderela

No filme de 'Cinderela', podemos acompanhar duas épocas diferentes. A primeira, em que mostra o pai da futura princesa ainda vivo, é ambientada entre os anos de 1850 e 1860. Já o resto da história acontece entre 1870 e 1880. Porém, toda a trama ocorre no mesmo local, que seria em algum lugar entre a fronteira da França e da Alemanha.

3. Aurora

'A Bela Adormecida' tem claras referências ao período medieval, com sua história sendo ambientada entre os anos de 1400 e 1500. A localização, no entanto, sempre está em discussão. Segundo alguns pesquisadores, o reino do rei Stefan seria localizado no norte da Itália, enquanto o de Hubert seria no sul da Alemanha.

4. Ariel

Ariel
Cena de 'A Pequena Sereia'. Crédito: Divulgação/Disney

O período em que ocorre a trama de 'A Pequena Sereia' é um dos mais confusos entre todas as princesas. Segundo os analistas, a história deve se passar em algum momento de 1650, podendo ir até os anos de 1900 — uma diferença de quase quatro séculos! O local, no entanto, já é certo: Dinamarca.

5. Bela

Com as grandes referências de arte, falas e roupa no filme, os especialistas chegaram a conclusão de que 'A Bela e a Fera' se passou entre o período de 1750 e 1795, em algum vilarejo pequeno da França.

disney
Crédito: Divulgação/Disney

6. Jasmine

Por incrível que pareça, este possa ser um dos filmes com a história mais antiga da Disney. Segundo os pesquisadores, 'Aladdin' se passa durante o Império Aquêmenida, mais conhecido como Império Persa, que ocorreu entre 550 a 330 a.C.. Sua localização, no entanto, não é Agrabah como muitos pensam — já que essa cidade nem existe na vida real. Ela, na realidade, foi criada apenas como uma representação aos países da Arábia.

7. Pocahontas

A história de amor e luta da índia Pocahontas é inspirada em um conto real, e acontece no ano de 1607 em Jamestown, na Virgínia, localizado nos Estados Unidos.

8. Mulan

A localização de 'Mulan' não é segredo para ninguém: China. No entanto, o período em que se passa foi um grande problema para os pesquisadores. Segundo eles, a história deve ocorrer em algum momento entre as dinastias Han e Tang, podendo ir de 220 a 906 d.C.

9. Tiana

Em todo o filme de 'A Princesa e o Sapo' é deixado claro o local em que a trama se passa, e também da uma ótima ideia sobre o período ambientado. Desta forma, os especialistas chegaram a conclusão de que Tiana vive suas aventuras entre os anos de 1916 e 1926, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, cidade conhecida como o berço do jazz.

disney
Crédito: Divulgação/Disney

10. Rapunzel

'Enrolados' ocorre entre o período de 1795, até aproximadamente 1820. Sua localização, no entanto, ainda não é tão certa, podendo ter acontecido entre o norte da Itália e a fronteira da Áustria.

11. Mérida

Diferente de alguns outros filmes, 'Valente' tem sua ambientação bem clara: Highlands, na Escócia. Já o seu período não é tão certo. O que se sabe é que acontece em algum momento do século 10, porém, sem o ano específico.

12. Anna e Elsa

Assim como Agrabah, o reino de Arendelle também não existe. Ele, na realidade, é uma representação da Noruega, e a história da franquia é ambientada entre os anos de 1839 e 1842.

13. Moana

A ilha de Moto Nui é mais uma localização fictícia da Disney. Ela foi inspirada na Polinésia, e representa as tribos dessas ilhas que ficam no Pacífico. Porém, até o momento, é a única em que não foi possível determinar o período em que se passa.