Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quais são as diferenças entre um Avatar e um Na'vi?

Veja o que difere um Avatar das duas tribos Na’vi já apresentadas: os Omaticaya e os Metkayina

Izabela Queiroz Publicado em 05/01/2023, às 15h33 - Atualizado em 12/01/2023, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neytiri e Jake Sully personagens de "Avatar" - Divulgação/ 20th Century Fox
Neytiri e Jake Sully personagens de "Avatar" - Divulgação/ 20th Century Fox

Com a estreia de ‘Avatar: O Caminho da Água’, o Avatar Jake Sully (Sam Worthington) e a Omaticaya Neytiri (Zoë Saldaña) tiveram sua história ampliada, visto que após 13 anos desde os eventos vistos em “Avatar” (2009), a família que construíram seu expandiu e novos desafios e tragédias cercaram a lua Pandora, causando a ida do casal e seus filhos para uma tribo Na’vi completamente nova na franquia: os Metkayina.

Com a inserção desse novo clã no universo criado por James Cameron, é possível que algumas dúvidas surjam entre as diferenças entre um Avatar e um Na'vi. Por esse motivo, explicaremos abaixo as principais características de cada um desses seres para facilitar a sua distinção. Veja!

Avatar

Jake Sully
Jake Sully em ‘Avatar: O Caminho da Água’. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Conforme mostrado no primeiro filme, um Avatar é um híbrido humano-Na'Vi geneticamente modificado que é controlado remotamente por seu humano correspondente através de conexões neurais.

Esses seres foram criados para que os terráqueos pudessem percorrer Pandora sem o uso de máscaras de oxigênio, visto que, o local é rico em dióxido de carbono, metano e amônia, não permitindo que os terráqueos respirem normalmente. 

Além disso, o objetivo principal era que o ‘disfarce’ ajudasse a população da terra a se infiltrar em Pandora a fim de explorar os seus recursos, e para isso, parte do plano envolvia conquistar a confiança dos Na’vi.

Vale lembrar que em entrevista à revista Time, Cameron comentou sobre o significado do termo "Avatar" usado no filme.

É uma encarnação de um dos deuses hindus assumindo uma forma de carne. Neste filme, o que isso significa é que a tecnologia humana no futuro é capaz de injetar a inteligência humana em um corpo localizado remotamente, um corpo biológico. Não é um avatar no sentido de apenas existir como uns e zeros no ciberespaço. Na verdade, é um corpo físico. O personagem principal, Jake, interpretado por Sam Worthington, tem sua existência humana e sua existência de avatar. Ele será mostrado usando fotografia de ação ao vivo em 3D e imagens geradas por computador", disse.

O Na'vi

Neytiri
Neytiri, habitante da tribo Omaticaya apresentada em 'Avatar'. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Já os Na’Vi são alienígenas humanoides que habitam a lua Pandora. Até o momento foram apresentadas duas tribos dessas espécies, os Omaticaya e os Metkayina.

Conhecidos como a tribo terra, os Omaticaya são seres são azuis de olhos amarelos, que possuem caudas cumpridas e são considerados primitivos pelos humanos. Além disso, esses habitantes das florestas possuem quase 3 metros de altura, e seus ossos são naturalmente reforçados com fibra de carbono — além de também possuírem um forte vínculo com a natureza.

Já os Metkayina, seres presentados no segundo filme da franquia, são o clã da água, visto que sua biologia é adaptada para que possam viver no oceano e em áreas litorâneas. Eles possuem pele de tons esverdeados, caudas mais grossas com ponta que se assemelha a um remo, barbatanas nos braços e olhos verdes.

Avatar X Na’vi

Avatar e parte da tribo Metkayina
Jake Sully e parte da tribo Metkayina. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Apesar de compartilharem muitas semelhanças, existem diferenças que permitem distinguir os humanos dos Na’vi apenas com o olhar. Isso porque, os avatares mantêm alguns dos traços humanos, como as sobrancelhas mais marcadas, por exemplo. Além disso, a principal característica que distingue os dois é que os Na'vi têm apenas quatro dedos, enquanto os avatares têm cinco.

O motivo dos pontos divergentes entre os dois seres já foi explicado por Cameron. O diretor contou que nos Avatares, o DNA humano é a parte que mais se destaca, assim, é comum que os aspectos físicos deles sejam mais parecidos com os dos nativos da terra.