Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Animações

Quais são as animações mais importantes da história?

Descubra quais são as animações que transformaram a história do cinema!

Izabela Queiroz Publicado em 02/04/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Branca de Neve e os Sete Anões' - Reprodução/ Disney
Cena da animação 'Branca de Neve e os Sete Anões' - Reprodução/ Disney

Ainda na pré-história, as pinturas rupestres já demonstram (de certa forma) o desejo do homem em fazer figuras inanimadas ganharem movimento, visto há registros de desenhos em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas de animais com mais patas que o comum, na tentativa de ilustrar que aqueles bichos estavam se movendo.

No entanto, a arte de dar vida a personagens e objetos inanimados, mais conhecida como animação, ganhou forma a pouco mais de um século atrás com a criação do cinema, mais precisamente, 11 anos depois da chegada do primeiro filme do mundo, “A Chegada do Trem na Estação“ (1895), dos franceses Auguste e Louis Lumière.

A partir de então, grandes títulos começaram a estrear e ganhar os corações de muitas pessoas ao longo dos anos, alguns deles, sendo passados de geração em geração, como heranças das mentes criativas que já passaram pela Terra.

Enquanto isso, outros deles se destacam também por serem revolucionários para a sua época, responsáveis inclusive, por transformarem a história do cinema mundial. Pensando nessas produções, reunimos abaixo uma lista com 5 das principais animações do mundo:

1. Humorous Phases of Funny Faces (“Fases Cômicas das Faces Engraçadas”)

Considerado pelos historiadores do cinema como o primeiro filme de animação a ser gravado sobre um suporte fotográfico, como aponta a revista Rolling Stone, o filme foi filmado em 1906 totalmente em preto e braco pelo inglês James Stuart Blackto.

Com três minutos de duração, as cenas mostram desenhos de um palhaço, um homem com um guarda-chuva e um homem ao lado de uma mulher. Confira!


2. Fantasmagorie

A primeira animação que ganha vida através de um projetor de cinema moderno foi criada em 1908 pelo francês Émile Cohl. Com pouco mais de um minuto de duração, o desenho usa a técnica de stop motion para apresenta o inventor dessa animação desenhando um boneco que acaba passando por diversas transformações, vivendo aventuras dignas de perder a cabeça. Veja!


3. Steamboat Willie (“Willie do Barco a Vapor”)

Lançado em 1928, o terceiro título estrelado por Mickey Mouse se tornou a primeira animação com som. A história que foi criada por Walt Disney, acompanha o camundongo mais querido do estúdio como ajudante de um navio a vapor.


4. Flowers and Trees (“Flores e Árvores”)

Parte da série Silly Symphonies, o curta foi lançado em 1932 sob o selo Disney. A animação, que acompanha as brigas e paixões de flores, cogumelos e árvores na primavera, conta com a direção de Burt Gillett é o primeiro desenho colorido da história.


5. Branca de Neve e os Sete Anões

Chegando aos cinemas em 1937, ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ se tornou não só a primeira adaptação cinematográfica em longa duração de um conto de fadas produzida pela Disney, como também o primeiro longa-metragem animado do mundo.

A trama acompanha a jovem Branca de Neve que tem sua vida caçada por sua madrasta, a Rainha Má, após o espelho mágico considar a garota como a mais bonita de todo o reino. 

EXTRA: Toy Story

A lista não ficaria completa sem 'Toy Story', animação lançada pela Pixar em 1995 que se tornou o primeiro desenho totalmente feito em computador. A trama que foi comandada pelo cineasta John Lasseter, apresenta as aventuras dos brinquedos que ganham vida quando os humanos não estão por perto.

Toy Story
Cena de 'Toy Story'. /Crédito: Reprodução/Pixar

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!