Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Princesas da Disney inspiradas em famosas do mundo real

Descubra quais são as princesas da Disney que tiveram seus traços derivados de pessoas reais

Izabela Queiroz Publicado em 30/07/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Divulgação/Disney
Cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Divulgação/Disney

A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Na Disney, a segunda opção é a mais comum de se notar! Isso porque, algumas princesas do estúdio tem como inspiração para a sua criação algumas famosas do mundo real, visto que essas detentoras do título de realeza tiveram sua aparência moldada conforme as características visuais mais marcantes de suas musas inspiradoras conhecidas em Hollywood. 

Vale lembrar que ao todo são três as princesas que passaram por esse mesmo processo criativo. Além disso, todas elas surgiram em épocas completamente diferentes da história, obtendo os atributos de pessoas que também foram relevantes no mesmo período de suas criações. Mas, quem são elas?

1. Branca de Neve

Branca de Neve e Hedy Lamarr
Branca de Neve e Hedy Lamarr / Crédito: Reprodução/Disney/Pixabay

A primeira princesa da Disney e também a primeira personagem de um longa-metragem animado, Branca de Neve, pode ter diversas inspirações diferentes, sendo a mais citada entre elas, Hedy Lamarr, como aponta o Buzzfeed, atriz que além de se tornar um dos maiores nomes da Era de Ouro de Hollywood, ganhou o título de “mãe do Wi-Fi”, após criar um sistema de comunicação de torpedos que se tornou a base para o desenvolvimento do Wi-Fi e Bluetooth.

Ainda assim, ele teve seu visual inspirado em não apenas uma, mas sim, em cinco famosas na década de 1930. Segundo o portal Screenrant, Jean Harlow, Marlene Dietrich e Claudette Colbert, e a dançarina Marge Champion foram as escolhidas para ter pelo menos uma característica espelhada na princesa. Veja!

  • Jean Harlow: a sobrancelha fina e o cabelo encaracolado;
  • Marlene Dietrich: a maquiagem da princesa que usa uma sombra roxa nos olhos, bochechas rosadas e batom vermelho brilhante;
  • Claudette Colbert: o rosto arredondado, os olhos grandes e a boca pequena;
  • Marge Champion: a movimentação de Branca de Neve, pois os animadores precisavam desenhar com precisão todos os passos realizados pela princesa de forma fluida e lúdica.

2. Ariel

Alyssa Milano e Ariel
Ariel e Alyssa Milano / Crédito: Reprodução/Disney/Getty Images

A filha do Rei Tritão, Ariel surgiu em ‘A Pequena Sereia’ (1989) com os mesmo atributos físicos da atriz Alyssa Milano. A informação foi contada pela própria estrela em entrevista ao talk show de Wendy Williams, em 2013, onde ela revelou que descobriu o fato quando foi convidada para apresentar ‘The Making of the Little Mermaid’, visto que notou que o animador Glen Keane estava se baseando em uma foto tirada quando ela ainda era uma criança para aperfeiçoar os traços da sereia. 

3. Tiana

Tiana e Anika Noni Rose
Tiana e Anika Noni Rose / Crédito: Reprodução/Disney/Getty Images

Tiana, de ‘A Princesa e o Sapo’ (2009), foi inspirada em sua dubladora original, Anika Noni Rose. A primeira princesa negra da Disney tem nariz aredondado e lábios carnudos como Rose, e além de tudo tem uma característica que pode ter passado despercebida por alguns fãs da animação, visto que a esposa do príncipe Naveen era canhota!

Os fatos foram revelados pela dubladora em um texto publicado no Instagram em que ela se pronunciou sobre as mudanças nos traços principais da princesa realizados em "WiFi Ralph: Quebrando a Internet", animação lançada em 2018, que havia retratado Tiana com nariz fino e tom de pele mais claro, mas que após reclamações dos fãs foi redesenhada com seus atributos originais.