Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / S.Coups

Por que S.Coups, do SEVENTEEN, foi isento do serviço militar obrigatório?

Entenda porque na última semana, S.Coups, líder do SEVENTEEN, foi isento do serviço militar obrigatório na Coreia do Sul

Redação Publicado em 06/03/2024, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Concept photo de S.Coups, do SEVENTEEN, para o álbum japonês 'ALWAYS YOURS' - Divulgação/PLEDIS Entertainment
Concept photo de S.Coups, do SEVENTEEN, para o álbum japonês 'ALWAYS YOURS' - Divulgação/PLEDIS Entertainment

Na última semana, a PLEDIS Entertainment emitiu um comunicado anunciando que S.Coups, líder do SEVENTEEN, foi isento do serviço militar obrigatório devido à sua lesão no joelho esquerdo, causada durante uma gravação no ano passado.

“Devido a uma ruptura do ligamento cruzado anterior na articulação do joelho esquerdo, S.Coups foi submetido a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior e uma cirurgia de reconstrução do ligamento anterolateral. Por ter sido uma cirurgia de grande porte, ele faz terapia de reabilitação física há muito tempo, desde o ano passado até agora. Como resultado, ele foi classificado como grau 5”, escreveu a agência em nota.

Segundo informações compartilhadas pelo portal Soompi, o sistema de recrutamento da Coreia do Sul afirma que homens classificados como grau 5 estão isentos do alistamento militar em período de paz. Contudo, caso ocorra um conflito armado, eles são obrigados a se apresentarem às Forças Armadas para prestar serviço de apoio aos combatentes.

Isenção do exército

A dispensa do serviço militar obrigatório sul-coreana é algo raro de se conseguir. Conforme repercutido pela Revista KoreaIN, existem alguns motivos que são considerados para que o cidadão seja isento. São eles:

  • Condições de saúde (física, como a de S.Coups, ou até mesmo mental, como do ator Park Hae Jin, que sofria de depressão);
  • Sobrepeso ou baixo peso;
  • Possuir pai com honrarias militares;
  • Ser o provedor de renda de sua família;
  • Ter conquistas importantes em campos como esportes, artes e entretenimento (como atletas medalhistas olímpicos, por exemplo).

Além disso, a revista explica que, de acordo com a Administração da Força de Trabalho Militar, órgão sul-coreano responsável por cuidar do serviço e alistamento militar, cidadãos com dons para a alta cultura — que inclui balé, música clássica, entre outros —, também podem ser isentos do exército, caso os mesmos trabalhem para a promoção e prestígio da cultura da Coreia do Sul.

Mas, o que aconteceu com S.Coups?

Em agosto do ano passado, os CARATs foram surpreendidos com um comunicado emitido pela PLEDIS anunciando que o líder do SEVENTEEN estava entrando em um hiato após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo enquanto jogava bola na gravação de um conteúdo do grupo, necessitando de cirurgia.

“Em 10 de agosto, S.Coups sofreu uma lesão no joelho esquerdo ao cair durante um jogo de bola para filmagem de conteúdo. Ele foi levado imediatamente para o hospital, onde foi submetido a um exame médico completo, incluindo uma ressonância magnética. Durante o exame, foi identificada uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo.

O artista está recebendo o tratamento médico necessário antes da operação, conforme recomendado pela equipe médica, e será submetido à cirurgia o mais rápido possível”, explica o comunicado.

A cirurgia de restauração do LCA e ligamento anterolateral aconteceu com sucesso em 21 de agosto, com o idol recebendo alta do hospital no dia 24. Desde então, S.Coups vem realizando fisioterapia, e está cada vez melhor. Apesar de ainda não conseguir dançar ao lado dos outros 12 membros, o astro já vem marcando presença nas atividades do conjunto.

Em fevereiro deste ano, a PLEDIS Entertainment emitiu um novo comunicado, anunciando que o líder foi liberado pelos médicos, e irá retornar para as atividades a partir de março, sem muito esforço. Confira o comunicado completo:

“Olá.

Esta é a PLEDIS Entertainment.

Gostaríamos de fornecer uma atualização sobre os membros do SEVENTEEN, S.Coups e Jeonghan, e sua retomada de atividades.

S.Coups e Jeonghan têm recebido cuidados pós-operatórios desde as cirurgias para lesões no joelho e tornozelo em agosto e dezembro do ano passado, respectivamente.

Como resultado de receber cuidados constantes e descansar o suficiente, ambos os artistas tiveram uma recuperação notável. Eles foram liberados por profissionais médicos para retomarem suas atividades programadas, desde que evitem forçar seus corpos.

Como tal, S.Coups e Jeonghan participarão das atividades do SEVENTEEN a partir de março, incluindo o SEVENTEEN TOUR 'FOLLOW' AGAIN TO INCHEON, enquanto recebem exames médicos regulares. No entanto, a participação em determinadas etapas ou eventos pode ser limitada, a fim de evitar sobrecarregar as áreas lesionadas. Pedimos sua generosa compreensão.

Estendemos nossa sincera gratidão aos torcedores por apoiarem a recuperação de S.Coups e Jeonghan. A empresa continuará a dar a máxima prioridade à saúde dos nossos artistas e a fazer o nosso melhor para apoiar a recuperação dos artistas, garantindo que possam regressar aos seus fãs com boa saúde.

Obrigado”.